ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Prêmios de Qualidade de Café demonstram excelência da produção brasileira

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/08/2023

6 MIN DE LEITURA

0
0

Por Conselho Nacional do Café (CNC) 

Os prêmios de qualidade de café têm desempenhado um papel fundamental ao comprovar a excelência da produção brasileira, demonstrar o avanço dos processos produtivos sustentáveis e elevar o padrão do café do Brasil.

A busca pela produção de café de alta qualidade é um desafio constante para os cafeicultores brasileiros, que enfrentam variáveis climáticas, rígidas exigências por sustentabilidade e um mercado global altamente exigente. Os concursos de qualidade de café, muitas vezes realizados em diferentes regiões do país, não apenas reconhecem o esforço e a dedicação desses produtores, mas também incentivam a adoção de práticas sustentáveis e inovações nas etapas de produção.

Ao receber um prêmio, os produtores são agraciados não apenas com um troféu, mas também com visibilidade no mercado internacional. Tal reconhecimento abre portas para novas parcerias comerciais, contratos de exportação e uma valorização diferenciada de suas safras. Além disso, os prêmios de qualidade de café têm um impacto significativo na própria cultura cafeeira do Brasil. Ao destacar os cafés mais refinados e de agradável paladar que o país tem a oferecer, esses prêmios promovem um senso de orgulho e identidade para os produtores e a população em geral. Eles também incentivam a troca de conhecimentos e experiências entre os agricultores, contribuindo para um constante ciclo de aprendizado e aprimoramento técnico.

A realização desses prêmios também não deve ser subestimada no que se refere à construção de uma reputação global para o café brasileiro. À medida que a qualidade do café nacional é reconhecida e premiada internacionalmente, o Brasil se firma como um fornecedor confiável e de alto padrão no mercado global. Isso não apenas impulsiona as exportações, mas também valoriza a imagem do país como um protagonista na indústria cafeeira.

“Fazemos questão de enaltecer as iniciativas de nossas associações e cooperativas que têm promovido cada dia com mais excelência esses certames. Os prêmios de qualidade de café realizados no Brasil têm um papel crucial em elevar os padrões de produção, reconhecer o trabalho árduo dos produtores, estimular a inovação e solidificar a posição do país como líder mundial na produção de café. Esses eventos não são apenas cerimônias de premiação, mas sim motores que impulsionam a busca incessante pela excelência e aprimoramento contínuo da cafeicultura nacional”, analisou Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), que parabenizou os produtores que se dedicam a produzir qualidade.

O CNC relacionou alguns dos principais concursos de qualidade realizados no Brasil.

  • Cup of Excellence Brazil – é o concurso de qualidade de café mais prestigiado do mundo. O concurso é realizado no Brasil desde 1999, e o Brasil é o país que mais ganhou o concurso, com 146 prêmios.

  • Coffee of The Year (COY) - criado em 2012, tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café. É realizado pela Semana Internacional do Café, leva o voto popular, e a premiação ocorre no último dia do evento. 

  • Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2023 – é organizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –Seapa, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais- Emater-MG em parceria com Instituto Federal do Sul de Minas-IFSuldeminas, pela Universidade Federal de Lavras- UFLA e pela Fundação de Apoio, Ensino e Extensão – Faepe.

  • Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso – é um prêmio concedido a cafés brasileiros que são produzidos de forma sustentável e que atendem aos padrões de qualidade para espresso. O prêmio é concedido pela Illycaffè, uma empresa italiana de café.

  • Prêmio Melhores da Qualidade ABIC – é um concurso realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). O concurso é realizado desde 2005, e tem como objetivo premiar os melhores cafés brasileiros, de acordo com sua qualidade, sabor e aroma.

  • Prêmio CNA Brasil Artesanal de Café – é um prêmio concedido a cafés brasileiros que são produzidos de forma artesanal e que atendem aos padrões de qualidade da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O prêmio é concedido anualmente e os cafés vencedores são vendidos em leilão.

  • Prêmio Melhor Café do Brasil – é um prêmio concedido a cafés brasileiros que são produzidos de acordo com os padrões de qualidade da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e que são avaliados como os melhores cafés do Brasil por um painel de juízes experientes. O prêmio é concedido anualmente e os cafés vencedores são vendidos em leilão.

  • Prêmio Melhores da Qualidade SCAA – é um prêmio concedido a cafés brasileiros que são produzidos de acordo com os padrões de qualidade da Specialty Coffee Association of America (SCAA). A SCAA é uma associação americana de cafés especiais.

  • Prêmio Café do Sul de Minas é um prêmio concedido a cafés brasileiros que são produzidos na região do Sul de Minas. O prêmio é concedido anualmente e os cafés vencedores são vendidos em leilão.

  • Prêmio Região do Cerrado Mineiro - é um prêmio concedido a cafés brasileiros que são produzidos na região do Cerrado Mineiro. O prêmio é concedido anualmente e os cafés vencedores são vendidos em leilão.

  • Prêmio Café da Mantiqueira - é um prêmio concedido a cafés brasileiros que são produzidos na região da Mantiqueira. O prêmio é concedido anualmente e os cafés vencedores são vendidos em leilão.

  • Prêmio Florada Premiada - é um concurso de café realizado anualmente pela 3corações em parceria com a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais). O Prêmio Florada Premiada é uma iniciativa importante para promover a igualdade de gênero na cadeia produtiva do café. O concurso ajuda a dar visibilidade ao trabalho das mulheres produtoras de café e a valorizá-las pelo seu importante papel na produção de café de qualidade.

  • Concurso Qualidade de cafés Sustentáveis Minasul – desde 1993, o Concurso Qualidade Minasul de Café, promove os bons cafés de Minas. Incentivando a melhoria da qualidade, a cooperativa comprova o potencial que a região em que atua tem para produzir café especial e diferenciado.

  • Cupping da Alta Mogiana – Realizado na região da Alta Mogiana, no estado de São Paulo, esse concurso busca destacar os cafés especiais produzidos nessa importante região cafeeira do país.

  • Concurso de Qualidade da Região da Matas de Minas – Organizado na região das Matas de Minas, em Minas Gerais, esse concurso destaca cafés especiais produzidos nessa importante área produtora de café.

  • Concurso de Qualidade da Região da Mantiqueira de Minas – Realizado na região da Mantiqueira de Minas Gerais, esse concurso destaca cafés especiais produzidos nessa região montanhosa conhecida pela qualidade de seus grãos.

  • Concurso de Qualidade da Região do Chapada de Minas – Organizado na região da Chapada de Minas Gerais, esse concurso destaca cafés especiais produzidos nessa região com características únicas.

  • Concurso de Qualidade do Norte Pioneiro do Paraná – Realizado na região do Norte Pioneiro do Paraná, esse concurso busca destacar os cafés especiais produzidos na região.

  • Concurso Aroma BSCA – O Concurso Aroma BSCA é um grande sucesso entre os membros BSCA. O Concurso é uma excelente oportunidade para os membros associados BSCA (categoria produtores com certificação de sustentabilidade) apresentarem ao público em geral o melhor da produção de cafés arábica e canéfora especiais do Brasil.

  • BSCA Micro-region Showcase – O programa tem por objetivo promover nano-lotes de cafés especiais de colheita tardia, e, agregar valor para toda cadeia produtiva, na aproximação de produtores com compradores internacionais.

  • Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – O Concurso “Conilon de Excelência COOABRIEL”, com a promoção da COOABRIEL, visa identificar, incentivar e premiar os cooperados com produção de café Conilon de excelente qualidade, que apresentam características físicas e sensoriais especiais e que demonstram os cuidados do produtor durante a fase de preparo do café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures