ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preço do café deve subir a partir do segundo semestre

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/03/2018

1 MIN DE LEITURA

2
0

Os preços globais do café deverão reagir no médio e no longo prazo, passando dos atuais níveis, que estão abaixo de 120 centavos de dólar por libra-peso, conforme o café arábica negociado na Bolsa de Nova York, para uma faixa de até 133 centavos de dólar por libra-peso entre o último trimestre de 2018 e o primeiro de 2019. 

A projeção é do Rabobank e foi apresentada pelo analista sênior do banco, Guilherme Morya, na Feira Nacional da Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé 2018), em Araguari (MG).

De acordo com ele, no curto prazo, uma reação é difícil. “No segundo semestre, com a consolidação da safra brasileira, ou seja, sem mais especulação a respeito de uma supersafra, e com a tendência dos estoques globais começarem a ser consumidos, esperamos uma reação nos preços”, apontou.

O mercado global de café passa por um déficit de oferta na safra 2017/18, tanto de arábica como de robusta. Já para o ano que vem, muito por conta do crescimento esperado na safra brasileira, haverá um superávit de arábica, enquanto o robusta deve ficar “empatado em zero a zero”.

“Assim, teoricamente, os preços deveriam estar subindo. No entanto, não é isso o que está acontecendo. Muito pelo contrário, até está caindo, rompendo a barreira dos 120 centavos de dólar por libra-peso em Nova York”, disse o analista.

Os preços não reagem, segundo ele, porque os estoques internacionais ainda estão amplos. O Rabobank, inclusive, estima uma queda de até quatro milhões de sacas na temporada global que encerra em outubro. “No entanto, a queima de estoques esperada para janeiro foi pouca, no Japão e nos Estados Unidos, enquanto que na União Europeia houve aumento. Ou seja, os estoques ainda não caíram, e este é o primeiro fator que evita uma reação nos preços”, disse.

O segundo ponto é a grande participação de fundos não comerciais na bolsa, que seguram um grande volume de contratos vendidos. Esses agentes não são produtores e eles continuam apostando que os preços do café vão cair. “A participação desses agentes neste momento está pressionando os preços”, assinalou o analista do Rabobank.

Com informações da Agência Safras

 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NEISSON MARTINS MATOS

BAMBUÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/03/2018

Nós, cafeeilcultores devemos nos esforçar para unirmos forças e precionarmos nossos "representantes" políticos no sentido de EXIGIREM do governo que CUMPRA a lei em relação ao preço mínimo.
A lei sendo cumprida, certamente teríamos melhores condições para continuarmos a ajudar o país.
Filiarmos a alguma entidade realmente representativa de nossa classe já é um passo importante.
Sugiro conhecerem a SINCAL, associação de cafeicultores do Brasil.
Lideranças como o senhor Armando Mattielo podem nos representar com seriedade e competência....
Abraço a todos
Neisson Martins - cafeicultor em Bambuí -MG
MURILO DE FREITAS FERRACIN

MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/03/2018

A safra realmente não deve ser SUPER, porém é uma boa safra. Resta saber se esta boa safra terá alguma alteração devido as quedas nos meses de Dezembro e Janeiro devido as altas temperaturas em Outubro/Novembro, Cercosporiose com um ataque severo devido stress induzido da planta (também altas temperaturas e chuvas localizadas) e as peneiras que em várias regióes tiveram veranicos na época do enchimento do grão (Janeiro/Fevereiro). E nós produtores com um custo fixo só crescendo...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures