ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Plataforma auxilia uso de recursos hídricos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/03/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

A gestão compartilhada da água é uma estratégia para organizar o uso da água. Essa gestão consiste num grupo de agricultores que solicita a outorga coletiva da água e decide a melhor forma de usá-la. Uma plataforma de manejo de irrigação e recursos hídricos em bacias hidrográficas está em desenvolvimento para auxiliar os agricultores em como utilizar a água.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues, a plataforma contribui para o melhor uso dos recursos hídricos em uma determinada bacia.

“A ferramenta vai dar uma opção, uma sugestão de como os agricultores podem utilizar a água de forma organizada. Essa ferramenta será disponibilizada para as associações de irrigantes, produtores, de tal forma que eles se organizem e tomem a decisão da melhor forma de usar a água dentro da estratégia de gestão compartilhada”, explicou Rodrigues.

O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Durante a execução do projeto será estimada a quantidade de água que está sendo utilizada em determinada bacia e, por meio desse monitoramento, o agricultor será informado da quantidade de água que ele está utilizando, quanto o vizinho dele está utilizando e o quanto de água tem no rio.

A ferramenta será constituída por um ambiente de planejamento (cenário futuro) e um ambiente de manejo (situação atual). Os ambientes serão constituídos por módulos. O módulo da demanda hídrica, por exemplo, reunirá ferramentas para informar sobre a demanda hídrica necessária em dado momento em determinado trecho do rio. O sistema calculará diariamente as necessidades hídricas das culturas localizadas em uma determinada região da bacia.

“Quando for o momento de um determinado usuário irrigar, o sistema enviará uma mensagem ao seu telefone celular informando quanto ele precisa irrigar, quantas pessoas necessitam irrigar juntamente com ele e se há água suficiente no rio para atender a todas as demandas. Caso não haja água suficiente no rio, o sistema irá apresentar algumas estratégias de irrigação que podem ser adotadas ou não pelos usuários”, disse o pesquisador.

A previsão é de que a plataforma esteja disponível para ser testada em uma área piloto no fim de 2019. Lineu Rodrigues foi um dos debatedores do painel sobre o “Uso eficiente da água na irrigação – compartilhamento de água e energia” no Fórum Mundial da Água, em Brasília.

*Com informações do Núcleo de Comunicação Organizacional Embrapa Cerrados

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures