ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Parceria entre CNC e organização internacional busca fortalecer cafeicultura sustentável

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/08/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Em reunião realizada na última segunda-feira (21), o Conselho Nacional do Café (CNC) promoveu seu segundo encontro com representantes da Enveritas, organização internacional sem fins lucrativos dedicada à avaliação da sustentabilidade das cadeias de suprimento de café. A reunião teve como objetivo explorar uma possível parceria entre ambas as entidades, visando impulsionar a conscientização e ações voltadas à sustentabilidade nas regiões cafeeiras do Brasil, com o objetivo educativo e não punitivo.

O encontro contou com a presença de Joanna Nairn, Diretora Geral da Enveritas, e Edwin Johan Gaarden, Consultor da entidade no Brasil. Além disso, estavam presentes Silas Brasileiro, presidente do CNC, e a equipe técnica representada por Vanessa Cristina, Isadora Quevedo e Natalia Carr.

Durante a reunião, Silas Brasileiro ressaltou a importância da parceria entre a Enveritas e o CNC, visando estabelecer um mapa abrangente de identificação de lacunas e riscos nas práticas de sustentabilidade nas diversas regiões produtoras de café do Brasil. O presidente enfatizou a necessidade de coletar dados precisos e abrangentes para embasar o desenvolvimento de soluções customizadas que atendam às necessidades específicas de cada área cafeeira.

“A parceria tem tudo para trazer excelentes resultados, já que dá ao produtor a oportunidade de se adequar às exigências da sustentabilidade, caso não esteja integralmente em cumprimento, sem deixar de ser um fornecedor de café para o exterior. Essa ideia vai ao encontro do que entendemos ser fundamental para o setor. Além do mais, o trabalho da entidade não tem ônus nenhum para o cafeicultor. O diagnóstico que está sendo realizado pela Enveritas visa proporcionar melhoria na renda do produtor. Já foram visitadas 50 mil propriedades e esse levantamento vai embasar ainda melhor o CNC nas ações de sustentabilidade”, revelou Silas Brasileiro.

A Enveritas, reconhecida por suas avaliações amostrais de fazendas cafeeiras e sua abordagem focada em sustentabilidade, já acumula uma extensa base de dados que abrange grande parte das áreas produtoras de café no Brasil. A organização opera com o apoio das principais torrefadoras internacionais, que financiam as avaliações realizadas em toda a cadeia de suprimentos. Essa abordagem inclusiva tem possibilitado a avaliação de cafeicultores em regiões remotas e de difícil acesso, promovendo a inclusão de todos os atores envolvidos.

Silas elogiou os esforços da Enveritas em promover a sustentabilidade na cadeia de suprimentos de café, enfatizando a consonância de objetivos entre a organização e o Conselho Nacional do Café. Ambas as partes buscam proporcionar suporte ao produtor de café, auxiliando-os a se adequar às novas normas e práticas sustentáveis de forma colaborativa e não punitiva.

A metodologia da Enveritas envolve verificação independente das cadeias de suprimento, análise de riscos e avaliações de campo. Produtores são selecionados aleatoriamente para participar das avaliações, e os resultados são usados para desenvolver programas de apoio e não para punição. O método foi apresentado pelo gestor durante a reunião com o CNC.

Os dados são coletados de uma variedade de fontes, incluindo registros governamentais, pesquisas de campo e dados de satélite. Esses dados são usados para criar modelos que ajudam os produtores a entender suas necessidades e tomar decisões informadas sobre como melhorar sua produção. A organização fornece acesso a equipamentos modernos, software e treinamento aos atendidos pelo programa.

Em números, a Enveritas ajudou os cafeicultores a aumentarem sua produção em torno de 15%, sua renda em média de 20%, e a proteger o meio ambiente plantando mais de 1 milhão de árvores em regiões produtoras nos diversos países nos quais a organização atua.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures