ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Otimização da cafeicultura: Como melhorar processos de colheita e aumentar segurança na indústria?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/06/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Com a chegada do mês de junho, se inicia a colheita de café nas lavouras do Brasil, país que mais produz o grão no mundo. Segundo a Embrapa, somos responsáveis por mais de um terço da produção mundial. Em uma indústria tão grande como esta, existem desafios quanto à qualidade das safras e a preocupação com a segurança dos trabalhadores, funcionamento do maquinário e gestão da logística. Mas como controlar tantas variáveis em diferentes espaços ao mesmo tempo?

Para Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics, empresa de processamento cognitivo multimídia, é possível otimizar os processos envolvendo o plantio, a colheita e o preparo das safras para a produção e a exportação cafeeira. 

“Utilizando câmeras que contam com sistemas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data Analytics, conseguimos fazer uma análise de vídeo em tempo real nas dependências da produção. Esta tecnologia ajuda a diminuir bastante o número de acidentes com máquinas, por exemplo, e traz dados valiosos para a indústria de processamento. O uso de drones equipados com câmeras programadas ajuda a identificar situações de invasão ou danos naturais na plantação”, explica.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) revelou que o consumo de café no país atingiu a marca de 21,3 milhões de sacas em 2022. Agora, a expectativa para a colheita 2023/2024 é de crescimento de 13% em comparação com a temporada anterior, de acordo com a Safras. Conforme pontua Eduardo Vargas, o momento é ideal para aderir a novos recursos tecnológicos. 

“Aumentar as vendas e os ganhos é algo que empolga qualquer agricultor, mas ganhar mais também significa ter um volume maior de variáveis para controlar. Por isso, soluções como o Lab Vista, que monitora indústrias e fábricas, são ótimas para garantir a qualidade e a segurança em todas as etapas produtivas. Isso fortalece o agronegócio e proporciona uma vantagem competitiva tanto no mercado nacional quanto global”, finaliza. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures