ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Organizações e empresas de café unem esforços para atender regulamentações da União Europeia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/02/2024

2 MIN DE LEITURA

0
0

De olho nas novas regulamentações da União Europeia, a Organização Internacional do Café (OIC) promoveu, na quarta-feira, 14, um webinar em parceria com a Federação Europeia de Café (ECF) e a Plataforma Global do Café (GCP). 

A ocasião reuniu representantes de empresas do setor cafeeiro para discutir e testar o novo sistema de registro de documentação de diligência prévia da UE. Os produtores brasileiros foram representados pelo Conselho Nacional do Café (CNC).

A versão teste do sistema foi utilizada por sete empresas, incluindo Cafea, Hacofco, illycaffè, LDC, Nestlé, Ofi e Sucafina, que protocolaram suas declarações de diligência prévia e compartilharam impressões sobre a funcionalidade do sistema.

Isabelle Lemmens, gerente de sustentabilidade da ECF, destacou na reunião que a legislação referente à diligência prévia entra em vigor em dezembro de 2024 e detalhou os requisitos exigidos, como nome e endereço do trader, coordenadas da área de produção e declaração de conformidade com a lei. Lemmens também ressaltou a importância dos testes para orientar os setores e trazer sugestões para aprimorar o sistema.

Avanços no Brasil
Para Silas Brasileiro, presidente do CNC, o setor cafeeiro brasileiro está avançado em relação aos outros países e as duas plataformas estão sendo finalizadas. Segundo ele, logo após a aprovação da legislação da UE, Governo Federal, Embrapa, CNA e outros parceiros já começaram a debater o tema.

A CNC, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) colaboram para concluir a Plataforma AgroBrasil + Sustentável. Com lançamento previsto para 24 de julho, a plataforma, que terá custo zero para o produtor e as cooperativas, apresentará uma abordagem educativa e informações de fácil acesso para os cafeicultores. Suas funcionalidades serão apresentadas pelo CNC no próximo dia 29, em São Paulo.

Para Vanúsia Nogueira, Diretora-Executiva da OIC, é fundamental que os países produtores tenham apoio para que as plataformas sejam desenvolvidas em conformidade com a demanda de importação mundial. Segundo ela, a entidade trabalha em parceria com a (ECF) para atender a legislação no prazo.

A Fairtrade International, uma das principais organizações de certificação de sustentabilidade do mundo, está atualizando seu padrão de café para atender aos requisitos da legislação europeia. O novo padrão acrescenta requisitos de monitoramento e relatórios para grupos de produtores de café certificados, compradores e comerciantes do grão no sistema Fairtrade. Previsto para 2026, o padrão vai ser aplicado a todos os cafés certificados pela organização, não apenas aos destinados à União Europeia.

O padrão em desenvolvimento também vai requerer que as cooperativas de produtores desenvolvam planos de prevenção e mitigação, incluindo o monitoramento de desmatamento por satélite – este, facilitado pela Fairtrade, que recentemente contratou a empresa holandesa Satelligence para realizar o serviço.

Fonte: CNC e Daily Coffee News

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures