ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

NY: preços podem iniciar recuperação ao nível pré-crise

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/05/2009

3 MIN DE LEITURA

2
0
Os contratos futuros do café arábica fecharam com boa alta na sexta-feira, alcançando suas máximas em seis meses, à medida que receberam suporte de compras de especuladores. É notório o fato de todos os participantes comentarem as mudanças para melhor no cenário atual, como, por exemplo, no índice Dow Jones. "O capital estava travado, pois não se sabia o que fazer com ele em meio a um cenário de incertezas econômicas. Agora ele está vindo para as commodities", disse um analista.

Gil Carlos Barabach, analista de café da Safras & Mercado, anotou que, em meio ao ápice da crise, ninguém arriscava nada, porque não se sabia qual era o fundo do poço. "Mas, de algumas semanas pra cá, começaram a surgir sinais de recuperação da economia mundial, que já serão refletidos em 2010. Assim, a retomada já teve início nos mercados futuros de commodities, uma vez que os fundamentos já eram positivos", explicou.

Nesta semana, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimou a safra 2009 de café do Brasil em 39,1 milhões de sacas de 60 kg, o que implicou uma quebra de 15% em relação às 45,9 mi/scs colhidas em 2008. Na Colômbia, a oferta de arábica segue apertada, com rumores de que a produção 2008/09 já tenha sido toda vendida e que os estoques somem algo em torno de 350 mil a 400 mil sacas. Ocorre que a próxima safra só deve começar a ser escoada, com maior intensidade, a partir da segunda quinzena de maio.

Esses fundamentos supracitados, somados ao atraso na colheita do café em países da América Central, devido a adversidades climáticas, ao baixo volume dos estoques atuais e ao fato de o consumo não ter desacelerado drasticamente, conforme Barabach, voltaram à tona agora que se tem ideia do tamanho da crise. "Descobriu-se que a crise será assim mesmo, com 2009 lamentável e 2010 melhor, mas ainda com possibilidade de melhorias no segundo semestre deste ano".

Superado o fantasma da crise, com o tamanho da recessão já definido, abre-se espaço para a recuperação dos preços do café nos mercados internacionais. "Nova York já recuperou o patamar mais alto desde janeiro, alcançando 128,50 centavos (dia 11). Agora, a tendência é que sejam buscados os níveis anteriores à crise", projetou o analista da Safras, mencionando que "o contrato julho de 2009 chegou a bater 160 centavos antes de setembro do ano passado".

Fôlego para isso há, no entanto, ele pondera que esta será uma recuperação lenta, pois o mercado se deparará com alguns gargalos. "Tem a chegada da safra do Brasil e, este ano, as vendas deverão ser maiores devido à falta de capitalização do produtor, e o outro gargalo é a leitura que se fará da florada da safra 2010, que será grande devido ao ciclo bienual e que tem expectativa de clima bom", explicou Barabach, que ainda mencionou a intervenção dos fatores extra-fundamentos, "já que estamos saindo da crise, mas ainda estamos dentro dela".

Um ponto que poderá contrapor de forma positiva à pressão da chegada da colheita 2009 de café do Brasil é a realização dos leilões de opções públicas de café. "Os leilões, de certa forma, atenuam a queda, mas temos que ver como será a implantação do programa e, ainda, a liberação de recursos para comercialização e colheita da safra atual", disse.

O analista chama a atenção também para a questão cambial. "Em princípio, a expectativa em relação ao dólar é boa, mas não podemos esquecer da arbitragem da taxa de juros, a qual pode fortalecer o real frente ao dólar, o que é negativo ao café", anotou o analista da Safras, que concluiu pensando positivamente. "Superados esses gargalos e torcendo por um cenário cambial favorável, há espaço para crescer devido à entressafra e ao cenário apertado de oferta e demanda", finalizou.

As informações são do Blog do Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIZCFARIA@HOTMAIL.COM

MONTE BELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/05/2009

O cenário atual da cafeicultura está um caos
MARCELO REIS PEREIRA

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/05/2009

Safra de 2010 alta? Sugiro que os consultores saiam de seu escritório com ar condicinado, tv de 49 polegadas, internet, e frigobar e comece a andar pelas regiões produtoras e verifique que: existe um bom número de lavouras abandonadas, outro maior ainda com tratos defictários e uma parte pequena com tratos bons.

É facil fazer previsões no escritório, mais díficil ainda fazer previsões de campo sem manipulação de entidades com interesses, portanto sugiro que repensem suas colocações!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures