ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Movimento de cafeicultoras Elas no Café Coocacer fortalece atividade na região

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/03/2023

4 MIN DE LEITURA

0
0

Motivada pela organização de mulheres na cafeicultura, com a finalidade de abertura de espaços, integração e fortalecimento da atividade, a Coocacer fomentou a organização de cooperadas, esposas e filhas de cooperados, formalizando o grupo Elas no Café Coocacer

O primeiro encontro aconteceu em janeiro deste ano e, nesta primeira reunião, foi elaborado o Planejamento Estratégico para os anos 2023 e 2024. Neste primeiro momento, o grupo formado por 108 cafeicultoras de Araguari e Indianópolis, contou com o apoio da Expocaccer, Sebrae, Sicoob Aracredi, ACIA e Prefeituras de Araguari e Indianópolis, cujos representantes participaram compartilhando conhecimentos e auxiliando nas diretrizes para sucesso do grupo.  

Também integram o grupo personalidades ligadas à cafeicultura, como a jornalista e apresentadora, Paula Varejão; a barista oficial da Região do Cerrado Mineiro e empreendedora, Paula Dulgheroff; e a jornalista e apresentadora, Mônica Cunha, madrinha do Concurso de Qualidade de Cafés da Coocacer. 

Organização para geração de resultados 

O planejamento estratégico conta com quatro frentes de trabalho, organizadas em grupos e tendo, cada um, uma líder com vistas a tornar as ações mais eficientes e promotoras de resultados. A organização dos grupos e de suas líderes foi definida da seguinte maneira: Turismo e Cultura, liderado por Marilza Peternella; Produtos, liderado por Flaviane Ferrarini; Treinamento e Capacitação, liderado por Luisele Bueno Caires; e Comunicação e Eventos, liderado por Tatiane Ferrarini. A liderança geral do grupo Elas no Café Coocacer Araguari fica sob o comando da superintendência da cooperativa, contando, ainda, com o apoio de profissionais como Dani Cacella, especialista em desenvolvimento humano, e Beatriz Bertoldo, analista do Sebrae. 

“O grupo está comprometido em desenvolver ações para estimular a inovação tecnológica e a capacitação técnica através de cursos, profissionalizando a gestão e os trabalhadores das fazendas; divulgar o café e os produtos  através de eventos, feiras e premiações; incentivar negócios através do turismo rural e do turismo de negócios na cidade de Araguari e Indianópolis; fortalecer a cultura sobre o meio ambiente, sustentabilidade, produtividade, preservação e conservação dos recursos naturais”, explica Marilza Peternella. 

A organização tem motivado as participantes que anseiam pelo início das atividades devido à sua representatividade, não somente para a cafeicultura, mas também para o agronegócio de forma geral, como explica a líder do grupo de Comunicação e Eventos, Tatiane Ferrarini: “O grupo representa a inclusão, o pertencimento da mulher dentro de uma atividade em que ainda existe uma divisão. Assim, o grupo traz uma nova visão de que não há uma competição, mas uma soma de talentos, porque a mulher já está inserida na atividade, mas precisa de visibilidade. Assim, o legado que será construído daqui para frente, trará o reconhecimento e o fortalecimento da cafeicultura, agregando mais mulheres e fomentando o desenvolvimento humano no setor, com mais conexões e mais inclusão, gerando sustentabilidade e longevidade ao negócio”. 

Celebração do Dia da Mulher com foco em planejamento e resultados 

Em fevereiro, um segundo encontro aconteceu para finalização do planejamento estratégico e, em março, acontece o primeiro evento que marca o início das ações de 2023. Com o tema “O legado singular das mulheres: conhecimento que renova, paixão que inspira e dedicação que trilha o presente e o futuro”, a celebração, que também comemora o Dia Internacional da Mulher, tem objetivos especiais, que vão desde a apresentação da programação de ações guiada pelo planejamento estratégico, bem como o resultado deste para as demais participantes do grupo e para convidados da cadeia produtiva do café. O encontro acontece na Fazenda Florença, em Araguari (MG).  

“Enxergo essa iniciativa como uma oportunidade de unir forças em prol de ações que beneficiarão a cafeicultura da nossa região. A mulher tem por característica ser organizada, realizar multitarefas, ser inovadora e esse papel é importante para o crescimento da cafeicultura em busca de ações que possam contribuir para a melhoria da Fazenda, participação ativa nos processos desde a planta até à xícara, bem como o apoio familiar, inclusive na sucessão”, enfatiza Marilza e anfitriã do evento. 

O encontro também promoverá o compartilhamento de informações e experiências sobre os desafios e oportunidades do setor, contando com a presença de mulheres e profissionais inspiradores de uma cafeicultura de atitude e agregadora, cuja expectativa é motivar e engajar as mulheres em sua participação na cafeicultura. 

“Como cafeicultora, enxergo essa iniciativa como uma oportunidade de unir forças em prol de ações que beneficiarão a cafeicultura da nossa região. A mulher tem por característica ser organizada, realizar multitarefas, ser inovadora e esse papel é importante para o crescimento da cafeicultura em busca de ações que possam contribuir para a melhoria da Fazenda, participação ativa nos processos desde a planta até à xícara, bem como o apoio familiar, inclusive na sucessão familiar”, enfatiza Marilza. 

Boas expectativas 

Toda a sequência de ações e o planejamento tem entusiasmado as participantes do grupo que enxergam na iniciativa um caminho próspero de integração, como afirma a líder de grupo, Flaviane Ferrarini. “Vejo o Elas no Café como algo que ajuda a integrar as mulheres que, na verdade, elas já fazem parte há um bom tempo, mostrando a importância e o poder que nós podemos exercer nos meios de produção. Assim, esse programa nos ajuda dar notoriedade à mulher no mundo do café, o qual sempre foi e é uma cultura em que as mulheres estão presentes, porém pouco vistas, trazendo oportunidade para as mulheres enxergarem o quanto são importantes nesse meio, e não é para tomar o lugar dos homens como alguns podem pensar, mas sim para somar, crescer e conquistar sonhos juntos”, destaca a cafeicultora. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures