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Luiz Fernando Leite, presidente da ACENPP: precisamos que o mundo saiba que o Brasil é a bola da vez

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/02/2011

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Luiz Fernando Andrade Leite é produtor de café no Paraná e presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná. Em entrevista ao CaféPoint, durante a Ficafé 2010, Luiz falou sobre o modelo da cafeicultura do Paraná, Como a Ficafé colabora para o mercdo e sobre os desafios da atividade cafeeira.

Entrevista com Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da ACENPP (Ficafé) from AgriPoint Portais on Vimeo.



Destaques da entrevista:

"2010 foi um ano muito positivo. Temos um caminho comprido pela frente, mas conseguimos agregar valor ao nosso produto, conseguimos fazer café de origem."

"Representantes de cafeterias e missões internacionais que puderam provar nosso café saíram encantados. Então, definitivamente, o Norte Pioneiro do Paraná está inserido na cafeicultura de cafés especias do Brasil."

"Tudo que há de novidade, de moderno, conseguimos parceiros para viabilizar que essa tecnologia chegue ao produtor."

"A Ficafé tem a vitrine para degustação de cafés especiais, mercado commoditie, palestrantes de alta categoria e pacote de maquinário, fechando o ciclo da atividade."

"É importante otimizar o consumo do café de qualidade através dos baristas."

"Não é que o Paraná não produzia café de qualdiade, é que as vezes alguns produtores usavam processos errados."

P"ara ter qualidade na lavoura, basta ter um bom trato cultural, boa adubação, controle de pragas e doenças, entrar na lavoura na hora certa com a maior parte de frutos maduros. Acreditamos também no cereja descascado para obter qualidade e numa boa secagem utilizando terreiros suspensos."

"Contrato futuro é uma ferramenta para fazer 20% de sua produção. Mas as estratégias de comercialização são várias."

"O produtor não deve ficar com ganâcia, querendo especular pois pode ser um tiro no pé. Acha que preço está bom? Realiza logo suas vendas."

"Temos que posicionar nossas origens no Brasil e aproveitar a lacuna que tem no mercado."

"O maior desafio para o café brasileiro é um reconhecimento de um trabalho mais efetivo de marketing. Precisamos que o mundo saiba que o Brasil é a bola da vez."

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