ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor comenta suspensão de impostos de importação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/12/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
O leitor do CaféPoint Guilherme de Menezes Machado, trader de Belo Horizonte/MG, enviou um comentário ao artigo "Leitor comenta a suspensão de impostos de importação". Abaixo leia a carta na íntegra.

"O problema tem dois complicadores essenciais.

1) Produtividade
2) Balança Comercial

Concordo que um mercado fechado é altamente prejudicial, foi o que aconteceu conosco antes da abertura promovida por Collor em 1990. Eu tinha uns 5 anos, mas lembro que na época os carros eram todos de design antiquado e nem chegavam perto dos carros importados. As montadoras tiveram que se adaptar, lançando carros mais modernos e tudo. E hoje exportamos pro mundo.

O problema é que um carro japonês, por exemplo, tem um custo de produção muito menor do que o nacional porque eles têm muito mais tecnologia. Como se sabe, a tecnologia aumenta a produtividade e faz mais gastando menos, daí, a grosso modo, a redução de custos. Se não tivesse um imposto de importação de 35% (+ todos os impostos internos pagos por um carro nacional), quem iria comprar um modelo produzido no Brasil? O tipo de concorrência seria igual o que é feito pelos produtos chineses em frente aos produtos nacionais - estou pensando no caso dos sapatos, onde várias firmas tiveram que fechar as portas em Nova Serrana por não conseguir competir com os preços dos chineses.

Agora, vamos supor que o governo suspenda o imposto de importação desses veículos e todo mundo passe a comprá-los. Teríamos uma saída imediata de dólares do Brasil, mas poderia comprometer a balança comercial. Se houver déficit na balança, nós temos que pedir empréstimo nos órgãos financeiros do exterior (FMI, BID, etc), aí vem aquela velha história que já conhecemos bem (inclusive com intervenções em nossas políticas econômicas).

Mas essa abertura PLENA, como você falou, é ruim para nós que ainda não temos indústrias tão fortes e competitivas como estes países. O que temos que fazer é um projeto nacional - que não se esqueça do agronegócio - para termos uma indústria suficientemente forte para conseguir aguentar a concorrência externa sem precisar de impostos de importação tão elevados. Isto significa melhoria da qualidade e competitividade, o que não precisa ser feito através de importações, mas de exportações, onde temos que concorrer no mercado com produtos de todo mundo. A cultura exportadora é uma das maiores promotoras de qualidade.

Quanto aos impostos internos, concordo que prejudicam em muito os nossos produtos, mas no mercado interno, pois para exportação eles são suspensos. Você acredita que um produto brasileiro é mais barato no mercado chileno do que no nacional? É culpa do bendito do IPI... Lá é até 20% só, mas a maioria é taxada em menos de 10%.

Isso só não é mais sacanagem do que aquilo que fazem com meu Galo mesmo...

Vamos continuando a prosa, é bacana."


Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures