ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lavouras de café de Cana Verde (MG) são prejudicadas por chuva de granizo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A forte chuva de granizo que caiu em Cana Verde (MG), na última segunda-feira (1º), causou prejuízos em 60 hectares de lavouras de café. Pelo menos oito plantações do município foram prejudicadas. Os produtores que tiveram lavouras atingidas precisam seguir ações antes de continuar ou iniciar a colheita.

Cana Verde possui 1 mil hectares de lavoura. As áreas atingidas pela chuva de granizo tiveram prejuízos como queda de frutos, de folhas e de galhos. Com isso, os produtores vão vender o café que caiu no solo por um preço inferior, além de poder ter problemas em novas colheitas devido às folhas perfuradas.

“Danificou o próprio fruto e jogou o fruto no chão. Os frutos que estão no chão tem uma qualidade inferior aos colhidos na planta. Então, o produtor vai ter um prejuízo no valor do produto no chão, que vai dar uma bebida de qualidade inferior”, disse o engenheiro agrônomo da Emater, Vladmir Modesto Teodoro.

“A folha e o galho lesionados vão servir de porta de entrada para alguma doença. A desfolha vai afetar a próxima safra, tendo redução na produção. É um prejuízo em longo prazo. Como houve uma redução da área foliar, consequentemente vai ter também uma redução na próxima produção. O impacto direto do granizo em um ramo que poderia formar um novo fruto de café”, completou.

Recomendações

Os produtores que tiveram as lavouras atingidas e prejudicadas precisam realizar ações antes de iniciar ou continuar com a colheita de café. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater, o primeiro passo é entrar em contato com um agente financeiro.

“Os produtores rurais que fizeram o custeio de café precisam entrar em contato o mais rápido possível com um agente financeiro, para que ele possa emitir um comunicado de ocorrência de perdas. Com isso, o banco entra em contato com a empresa de assistência técnica credenciada ao banco, para que o agrônomo possa ir até a lavoura fazer um laudo de perda e enviar ao banco, liberando o produtor o mais rápido possível para a colheita. O produtor que fizer isso não pode fazer a colheita antes do técnico ir à lavoura”, destacou Vladmir. “Aquele produtor que já começou a colheita, deve separar o café pelo lote e não misturar com o café que vai vir da lavoura”, concluiu.

A colheita no Sul de Minas já havia começado para, pelo menos, 20% dos produtores. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa é de que 13 milhões de sacas de café sejam colhidas na região.

As informações são da EPTV e g1 Sul de Minas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures