Entrevista com Isaac Ribeiro Gabriel, da Arte Café from AgriPoint Portais on Vimeo.
"A Arte Café nasceu pela necessidade de privilegiar uma marca de café de qualidade."
"O mercado de cafá de qualidade está em franco crescimento."
"Já existe consistência de o público perceber e escolher um café de qualidade, o que gera esperança para o produtor."
"Nosso trabalho é um dos pioneiros que começou em 1998, quando iniciamos a torra de café na fazenda, com origem definida, entregando para cafeterias e restaurantes."
"Em 2002 vimos que precisávamos dar uma conotação de marketing para privilegiar a marca, e foi quando lancei a Arte Café e comecei certificar lotes e a fazenda para dar um embasamento na qualidade que já estávamos atingindo."
"Passar credibilidade e confiança é um diferencial da Arte Café."
"Quem entra no grupo do Arte Café é porque primeiro se apaixona pelo nosso negócio, nossa filosofia."
"Enquanto o cafe está na árvore, a responsabilidade é da árvore, depois que se colhe, tem que correr para não deteriorar. Melhorar a qualidade não vai conseguir."
"A segunda parte são os procedimentos: separação de talhões, variedades, tipos, processamentos, cada café com uma característica."
"Com a separação e talhões você consegue fazer com cada café o que é melhor para ele. Quando está tudo junto o que é bom para um pode ser ruim pra outro."
"Com essa separação conseguirmos ter 3 cafés com características diferentes, trabalhando os blends em diferentes épocas do ano, tentando manter a xícara igual."
"Trabalhamos muito na seleção. A gente seleciona, seleciona, seleciona...antes da torra, depois, da torra, buscando um produto com o mínimo de defeitos."
"As pesoas tomam nosso café e repetem."
"Criamos mais duas marcas além do Arte que é nosso carro chefe. Para o Arte Café usamos apenas peneira 17 e 17 acima, que é onde se tem os grãos de melhor formação, menos invasão de grãos imaturos, ou seja, café de melhor qualidade."
"Para o café Extrato usamos cafés peneira 16, que é também um café muito bem conceituado no mercado. O padrão de origem é a mesmo."
"A terceira marca, longe de ser um café de combate, é o menos pontuado da nossa gama de produtos, que é o Artesanato, usa peneira 14 e 15 com injeção de peneira 16 para dar melhor impressão no café torrado. São cafés de qualdiade que tem mercados distintos."
"O que me levou buscar certificação é que ela traz um modelo de organização."
"O café especial requer cuidados que a certificação tem muita afinidade."
"Com a certificaçãos os procedimentos são feitos de forma legal, o que nos traz tranquilidade."
"O beneficio da certificação é a longo prazo. As pessoas veem o selo no pacote, nem sabem direito o que é, mas com o tempo percebem que o café certificado é melhor."
"O marketing é um estado de espírito, é você imbutir uma filosofia."
"O primeiro bom marketing é você entregar o que prometeu."
"Não faltou amigos que disseram que queria torrar café e eu falei: eu te ajudo. Mas...produzir cafá não é dificil, torrar café não é dificil, fazer café de qualidade não é difícil. O mais difícil é o mercado."
"Uma dica é saber que tipo de produto quer vender, que público quer atingir e quais atitudes terá para vender esse produto."
"O principal é focar na qualidade pois se você descer um degrau se acotovela com centenas de torrefações."
"Abaixar preço é um suicídio. Desde que iniciamos nós só aumetnamos o preço."