ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Iniciativa de sustentabilidade reduz perdas com café e cacau

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/08/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Iniciativa de Agricultura Sustentável (SAI Global) está fazendo progressos em prevenir perdas com café e cacau, aumentando a oferta e os rendimentos aos processadores. A Nestlé disse que tem sido capaz de melhorar os rendimentos, em alguns casos, em até 200%.

Isso de acordo com Hans Johr, chefe corporativo de agricultura da Nestlé e presidente honorário do SAI, que também trabalhou por 20 anos como produtor no Brasil no início de sua carreira. Falando ao FoodNavigator, Johr disse que a iniciativa visa educar os produtores em todo o mundo para melhorar sua produção e métodos de armazenamento visando proteger e melhorar as colheitas.

O baixo entendimento de técnicas de agronomia e armazenamento foi responsável por perdas massivas na colheita globalmente, disse Johr, e acrescentou que a solução disso poderia facilmente garantir que o mundo fosse alimentado, apesar dos aumentos populacionais previstos.

"Você pode até mesmo deixar terra de lado e ainda ter o suficiente para alimentar o mundo. O grande desperdício no mundo desenvolvido é principalmente em produtos terminados. Nos países em desenvolvimento, isso ocorre principalmente na produção. Você pode perder até 30-40% das colheitas globalmente e, no momento, você está perdendo pelo menos metade de toda a colheita de cacau".

Iniciativas sustentáveis aplicadas pela Nestlé junto a fazendas globalmente melhoraram significantemente os rendimentos de cacau e café, disse ele. "Em certas áreas, tivemos melhoras nos rendimentos de até 200%. Esses dados foram verificados de forma independente".

Nestlé, Unilever e Danone, membros fundadores do SAI, formaram um grupo de trabalho em café em parceria com um quarto membro, a Neumann Kaffee Gruppe, da Alemanha. "Estamos conseguindo determinar o primeiro patamar para produção sustentável de café", disse Johr. Essa foi uma iniciativa liderada pela indústria que não foi direcionada por organizações não governamentais, disse ele.

Junto com grupos de trabalho similares para cacau, os membros do SAI estão atualmente distribuindo novas plantas para "rejuvenescer as plantações de café e cacau". Em muitos casos, os produtores estavam trabalhando com colheitas velhas que estão mais susceptíveis a efeitos do clima, como o calor, explicou Johr. A introdução de plantas frescas impulsionariam as colheitas. Foi a primeira vez que uma iniciativa dessas foi tentada, segundo ele.

Além disso, como parte do trabalho da SAI Global, a Nestlé cooperou com outros para compreender os mecanismos por trás das perdas de colheitas, disse Johr. "Estamos tentando entender as perdas a nível de fazenda, bem como na cadeia de fornecimento. Existem tremendas perdas de alimentos a nível de fazenda. Estamos, agora, buscando erradicar essas perdas".

Esse trabalho poderia facilmente garantir que alimentos fossem produzidos para alimentar a população mundial, mesmo se cumprirem as previsões de crescimento para 9 bilhões de pessoas até 2050, disse ele. "Não podemos continuar tendo fazendas perdendo solo e prejudicando a biodiversidade".

Johr disse que a Nestlé sozinha está introduzindo programas de treinamento para 700.000 produtores globalmente e já treinou 200.000 em boas práticas agrícolas, do México, à África, Ásia e Austrália.

O SAI Global foi estabelecido em maio de 2002 e agora aumentou seus membros para mais de 40 membros corporativos ativos. A Unilever e a Danone ajudaram a promover isso, junto com a Nestlé.

A reportagem é do Foodnavigator, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures