ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IN16: nova classificação do café entra em vigor hoje

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/02/2011

1 MIN DE LEITURA

14
0
Entra em vigor hoje (22) a nova Instrução Normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece um novo padrão para a classificação oficial do café torrado e moído. Assinada em maio do último ano pelo Ministro da Agricultura Wagner Rossi, a Instrução Normativa 16 criou o Regulamento Técnico que determina que o café oferecido aos consumidores, em grãos torrados ou torrados e moídos, tenham qualidade global mínima igual ou superior a quatro pontos em uma escala sensorial de zero a dez.

O Regulamento Técnico visa melhorar a qualidade do café que chega ao consumidor brasileiro.

Como o café é torrado e moído, fica difícil para o consumidor saber só pelo pó exatamente o que está comprando. Por isso, o Ministério da Agricultura vai ficar de olho no que as torrefações fazem antes de chegar a este ponto.

Além da Qualidade Global mínima igual ou superior a quatro pontos, para se adequar à IN 16, é necessário que o produtor possua, em seu café, o nível máximo de impurezas de 1% (cascas, paus e matérias estranhas que não café) e nível de umidade de até 5%.

A medida vai combater uma fraude antiga. O classificador de grãos Adriano Reis mostra o que mesmo depois de beneficiado, o café tem pedaços de pau, pedras e casca.

Mas será que só os profissionais percebem a diferença? A equipe do Jornal Nacional fes um teste numa cafeteria, com dois tipos de café preparados com a mesma receita. O da primeira garrafa tem 10% de rejeitos. O da número dois, com menos de 1% de impurezas, como manda a lei.

Os consumidores preferiram o café número dois, dizendo que era mais saboroso, com mais gosto e aroma de café.

Atento às exigências da normatização, o Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), está se preparando para oferecer cursos de treinamento para técnicos em degustação e análise da bebida.

Cafeicultor e industrial, o que vai mudar no seu negócio com essa nova nova regra? Quais principais adaptações precisaram ser feitas? Participe deixando um breve comentário através do box de cartas abaixo.

Veja abaixo matéria apresentada no Jornal Nacional.

Nova medida tenta garantir qualidade do café consumido no Brasil from AgriPoint Portais on Vimeo.



As informações são do Globo.com, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 23/11/2012

-Quando será que nós produtores vamos entender que politica  é fundamental no nosso negócio. Pelos comentários acima, fica claro, que a IN16, se não é o melhor, pelo menos é que temos no momento. Atualmente o comercio de cafés de baixa qualidade talvez seja um dos melhores negócios. Portanto, resta-nos como produtores,  no mínimo, lutarmos para que esta instrução normativa seja implantada o mais rápido possivel, e a medida que ela for sendo utilizada, ir melhorando-a, como por exemplo, a criação de uma quarta categoria de café: a dos especiais. Outra opção, seria pressionarmos a ANVISA,  mostrando ao consumidor que o que ele compra por café, infelizmente, não é só café. Assim, podemos concluir, que este assunto alem de fundamental importancia é  também uma excelente linha de estratégia , no entanto, nossos representantes (CNA, CNC , grandes cooperativas e outros) adotam um posicionamento de inercia e preferem  não levar em consideração esta linha de atuação, enquanto isso, o produtor é quem vai arcando com todas as despesas.
CARLOS HENRIQUE BORELA

MANHUAÇU - MINAS GERAIS

EM 22/11/2012

ótimo essa IN16, assim vamos beber um café com qualidade e mais saboroso, tirando as impureza, teria que também medir os PVA para ficar ainda melhor o consumo brasileiro


MARCELO DE CAMPOS

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 28/02/2011

Nao entendi muito bem, a questao dos 5% de umidade, ela participa da fraude no cafe torrado de que maneira?
NILTON CESAR

ARIQUEMES - RONDÔNIA - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 26/02/2011

muito bom, assim as indústrias que respeitam os consumidores oferecendo um produto de qualidade, terão mais espaço....
FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 25/02/2011

Mouito bom Diogo,

Agora em abril vamos fazer um dia de trabalho aqui em Divinolandia, para discutirmos esta IN 16, e depois, com o apoio do Conselho Regional vamos determinar um programa de ação que seja de concenso de todos. Desde já contamos com sua presença.

Saudações cafeeiras.
MARCIO ALVES

POÇO FUNDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/02/2011

muito enteressante essa classificação pois quem sabe esta medida fechara oserco deste comercio desonesto
ROBERTO WAGNER TRAVENÇOLO

CACOAL - RONDÔNIA

EM 25/02/2011

Prezado Diogo, seu comentário foi ótimo !!!
Vamos acompanhar "o regulamento técnico que visa melhorar a qualidade do café que chega ao consumidor brasileiro" através da IN16.
DIOGO DIAS TEIXEIRA DE MACEDO

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO

EM 23/02/2011

Prezado Roberto Wagner, esse 5% de umidade é para café torrado mesmo, acredite se quiser ... mas existem torrefações que resfriam café com água, muita água para "render" no peso ... para o consumidor só falta esquentar e coar ... pois o pó e a água já vêm pronto!!!
MAURICIO MALUF CENTURION

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/02/2011

O problema , é vc não deixar descambar essas INs, ao qual ocorreu com a IN 03 de armazenagem, que foi prorrogada, duas vezes, e a qual perdeu-se totalmente a credibilidade , a troco de interesses, maiores. Não percam seu tempo, não façam cursos, não se deixem enganar. Eu acho que se houver qualquer manifestação contra essa IN 16, por parte dos torrefadores, quem é responsável, já começa a prorrogar, dar desculpas ,etc...Quem fez a IN 03 de armazenagem , não teve peito para encarar quem estava contra ,e prorrogou para 2017. Gastamos muito dinheiro , para qualificarmos como auditores , e agora somos motivo de chacota. Ningúem vai se adequar até 2017, porque sabemos que vai ser prorrogado para 20???, ou talvez mais???? Espero que não aconteça isso com a IN 16. Boa sorte a todos.
FERNANDO LUÍS VALEJO

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 22/02/2011

Concordo com o JC Remedio. Já tive problemas de concorrência desleal com torrefadores que misturavam triguilho para baratear o produto. Tentei denunciar, acionar a ABIC, vigilância sanitária, mas deu em nada. Acho que o único caminho é o de convencimento do consumidor. Mas isto só é possível nos níveis de renda mais alto, que se dispõe a pagar um pouco mais por um café muito melhor. Os produtores também tendem a melhorar com a grande diferença de preço entre cafés superiores e comuns. Acredito que a melhoria de qualidade virá juntamente com o aumento de renda da população. Campanhas de esclarecimento ao consumidor também são importantes.
ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/02/2011

É uma piada essa IN 16, fiscaliza só as impurezas...E o PVA(preto, verde e ardido)?, que nada mais é do que a cata do nosso café, depois de maquinado pelos armazéns e cooperativas ? que o produtor não vê um tostão disso e é utilizado pelas torrefações...Um resíduo extremamente maléfico para a saúde, com fungos e outros tipos de contaminantes...E a rotulagem? , que nada mais é do que colocar para o consumidor o que realmente eles estão tomando e dar o direito dele escolher o tipo de café que ele bebe.
A população tem o direito de ter um rótulo informando, se o café tem 50% de conilon ou é 100% arábica e descartar o PVA , ele tem esse direito.
Então essa IN16 é uma balela , um engana trouxa, porque consumimos o resto do resto do resto do café, e diga-se de passagem , que as torrefadoras que produzem um bom café são extremamente prejudicadas com a falta de fiscalização da qualidade e o uso de PVA.
O brasileiro merece respeito e a SINCAL vai lutar para que esses direitos sejam respeitados, lutando para uma lei decente e que respeite o consumidor
ADRIANO GOMES CORREA

INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 22/02/2011

Vai ser muito bom para a industria que trabalha com honestidade, nota 10...
ROBERTO WAGNER TRAVENÇOLO

CACOAL - RONDÔNIA

EM 22/02/2011

Produtor vender café com 5% de umidade só se for torrado.
Essa informação está errada.
A umidade para comercialização de café cru é de 12%.
JOÃO CARLOS REMEDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/02/2011

Num país onde se vendeu remédio falso para câncer, para infecção, pílula anticoncepcional de farinha,etc e ninguém foi para a cadeia, não dá para esperar muito. Fiscalização no Brasil é piada de mal gosto. Seria maravilhoso se o brasileiro bebesse o melhor café que produzimos. Produzimos o melhor e tomamos o pior. Sorte a todos!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures