ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Illycaffè montará uma subsidiária no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/03/2010

3 MIN DE LEITURA

0
0
A torrefadora italiana illycaffè vai montar uma subsidiária no Brasil, a partir de junho deste ano. "Decidimos abrir nossa própria estrutura porque o País é promissor, graças ao desenvolvimento da economia", informa o presidente da empresa, Andrea Illy. Segundo ele, a torrefadora tem por conduta instalar filiais apenas em casos raros, em mercados estratégicos. "O Brasil é importante porque é o maior produtor e exportador de café e, em breve, será o maior consumidor de café do mundo", superando os Estados Unidos, esclarece. A illycaffè tem subsidiárias em Nova York e pequenas estruturas espalhadas por diversos países da Europa.

A expectativa é de que as vendas dos produtos da illycaffè possam dobrar na América Latina, no médio prazo. Atualmente, o continente corresponde a 3% das vendas totais da empresa no mundo. O presidente da companhia acrescenta que a illycaffè Sud America, como será chamada a filial, terá uma rede de vendas própria, localizada na cidade de São Paulo. O foco será a distribuição por meio de hotéis, restaurantes e cafeterias, além do consumo em residências e escritórios e o comércio eletrônico.

Andre Illy informa que a subsidiária vai possibilitar, ainda, "a importação de produtos de outras companhias do grupo familiar", como chocolates de alta qualidade da Domori; chás da casa francesa Dammann Frères e os vinhos da vinícola Mastrojanni.

O diretor da filial será o italiano Federico di Franco, que vive no Brasil. A irmã de Andrea, Anna Illy, também está fixando residência no País, para dar suporte ao empreendimento.

Quanto à instalação de novas cafeterias da marca Espressamente illy no Brasil (atualmente só existe uma loja em experiência no shopping Cidade Jardim), Andrea Illy diz que, com a nova estrutura, "pode ser que seja encontrado um grupo de empreendedores com capacidade de investimento, em projeto de franquia." Por enquanto, a fase ainda é de testes, com avaliação de reação do consumidor, margens, custos, entre outras variáveis.

Curso: mercado, qualidade e sustentabilidade na cafeicultura

A Universidade do Café Brasil (UDC) está promovendo nos dias 4 e 5 de março, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, seu já tradicional curso: Mercado, qualidade e sustentabilidade na cafeicultura. Natália Fernandes, analista de mercado do CaféPoint esteve presente no evento ontem (04) para trazer aos leitores do portal o que está sendo apresentado.

No primeiro dia do evento foi deixado bem claro pelos palestrantes (Nelson Carvalhaes - Porto de Santo/illy e Dr. Aldir Alves Teixeira - Assicafé) que a illycaffè se preocupa com toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor. A torrefadora compra cafés brasileiros e de outros países diretamente de produtores e vende para mais de 140 países.

A illycaffè valoriza cafés de qualidade, o que vem sendo percebido pelos produtores, fazendo com que se dediquem mais aos cuidados no campo e pós-colheita, elevando assim a qualidade de seus cafés, ficando dentro dos padrões illy. Essa maior dedicação dos produtores foi percebida pelos resultados da safra 2009/10. Nessa época, de todas as amostras analisadas pela illy, houve um aumento no número de amostras aprovadas, diante dos valores de safras anteriores, e uma significativa redução no número de mostras reprovadas.

Dr. Aldir Alves Teixeira fez algumas recomendações aos produtores para que consigam obter realmente grãos de qualidade:

- ter maior atenção na colheita, evitando grãos verdes e verdoengos;
- estudar o custo-benefício de se fazer mais de uma colheita, selecionando melhor os grãos;
- secar lotes homogêneos e com períodos de descanso. Respeitar a umidade final de 11%;
- verificar se a tulha não tem umidade, se está escura e se a temperatura está com 22 graus Celsius;
- fazer re-benefício de cada peneira separadamente, na densimétrica;
- ser sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente;
- estudar uso de tecnologias para plantios com arborização e sistemas mais eficientes na utilização das águas.

O CaféPoint participará do segundo e último evento, trazendo em breve mais informações e conhecimento.

As informações são de Natália Fernandes, do CaféPoint, e Tomas Okuda da Agência Estado, adaptadas pela equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures