ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Família Naimeg se destaca na Etapa Campeões Expocaccer nas categorias Natural e Cereja Descascado

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/10/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) anunciou nesta quinta-feira (13), durante cerimônia especial realizada em Patrocínio (MG), os ganhadores da Etapa Campeões.

O evento foi conduzido pela cerimonialista Fernanda Viola, com participações de cooperados, colaboradores, parceiros comerciais e convidados especiais da Expocaccer. Uma transmissão ao vivo, simultaneamente pelos canais do YouTube da cooperativa e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, garantiu que o público acompanhasse on-line.

A Etapa Campeões Expocaccer faz parte de uma das fases do 10º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que integra outras 6 cooperativas do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM), sendo a primeira a revelar os ganhadores. 

Durante a abertura do evento, o Vice-Presidente da Expocaccer, Marcelo Montanari, ressaltou a importância da realização das etapas para os cafeicultores da região e promoção dos seus cafés. “A Etapa Campeões Expocaccer marca um momento importante para os nossos cooperados e para a cooperativa. Foram 192 amostras inscritas em um ano desafiador. A Etapa é um momento de celebrar o trabalho desses cafeicultores”, ressalta.

Na ocasião, o público também recebeu os cumprimentos do Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, que ressaltou a crescente e importante participação feminina da Região e contextualizou as ações do CNC em prol da cafeicultura do país.

A cerimônia foi marcada por muitas homenagens, dentre elas a dos 50 anos da Cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro, que foi celebrada pela Expocaccer por meio de uma homenagem ao cooperado Maurício Brandão, por seu pioneirismo e dedicação à cafeicultura local.

O Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, representada por Francisco Sérgio de Assis e Juliano Tarabal, parabenizou os produtores e falou da importância da intercooperação promovida no Cerrado Mineiro. 

Na ocasião, representando todos os cafeicultores pioneiros da Região, foram entregues dois quadros ao cooperado Maurício Brandão, em agradecimento à sua contribuição e dedicação à cafeicultura local.

Outro momento marcante foi a divulgação do Projeto Amigos do Bem, uma rede colaborativa de solidariedade capitaneada pela Expocaccer que uniu cooperativas e empresas do Cerrado Mineiro para ajudar o Hospital do Câncer de Patrocínio.

Para a Etapa Campeões Expocaccer a cooperativa recebeu 192 amostras das três categorias concorrentes: Cereja Descascado, Natural e Fermentação Induzida. 

Categoria Cereja Descascado 

A revelação dos campeões da Etapa Expocaccer trouxe boas recordações para o público ao relembrar as emoções vividas no concurso de 2019, revelando, nos primeiros lugares da categoria Cereja Descascado (CD) e Natural, a Família Naimeg, representada pelos cooperados José Aparecido Naimeg e Fernando Naimeg.   

No momento do anúncio, a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, descreveu os produtores por suas características marcantes. Com destaque para o seu pioneirismo e persistência em fazer cafés excepcionais a cada safra, os irmãos Naimeg subiram ao pódio.

O segundo lugar da categoria CD ficou com a cafeicultora Maria Aparecida Fernandes Pires Ruiz, carinhosamente chamada de corajosa, pelo pioneirismo da família na cafeicultura do Cerrado Mineiro e pela iniciativa de produzir cafés especiais. Essa é a primeira participação da cooperada na Etapa.

A terceira colocação foi para um cooperado bastante conhecido no mundo dos cafés especiais: o produtor Eduardo Pinheiro Campos, que foi representado pelo seu Q-Grader e amigo Renato Souza.

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer categoria Cereja Descascado:

1° lugar José Aparecido Naimeg
2° lugar Maria Aparecida Fernandes Pires Ruiz
3° lugar Eduardo Pinheiro Campos

Categoria Natural

A história se repetiu e a Família Naimeg levou para casa mais um troféu, com a classificação em primeiro lugar na categoria Natural, do cooperado Jorge Fernando Naimeg.

A alegria continuou com as vitórias dos cafeicultores Guilherme Sebastião Fernandes Romão e Deyvid Oliveira Leandro, respectivamente segundo e terceiro lugares. 

A emoção na revelação dos campeões da Etapa da Expocaccer foi acompanhada de perto pelo público de cooperados e parceiros comerciais que vibraram juntamente com os cafeicultores e suas torcidas compostas por familiares, amigos e funcionários. 

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer na categoria Natural:

1° lugar Jorge Fernando Naimeg
2° lugar Guilherme Sebastião Fernandes Romão
3° lugar Deyvid Oliveira Leandro

Fermentação Induzida

Na Fermentação Induzida, mais uma vez o público foi tomado por recordações. O primeiro lugar da categoria foi para o Agilmar Ferreira Pinto, também ganhador da última etapa na Fermentação Induzida. 

Ele que, no ano passado teve sua primeira participação em um concurso de qualidade de cafés e acertou em um café especial por acaso, esse ano caprichou mais uma vez e garantiu o pódio. 

A categoria que valoriza o progresso das técnicas do saber fazer do cafeicultor aplicado ao pós-colheita consagrou outros dois cafeicultores que levaram o público a um momento de muita alegria durante a revelação:  Lázaro Ribeiro de Oliveira e Afonso Maria Vinhal. Ambos retornam à competição com cafés de alto padrão de qualidade. 

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer na categoria Fermentação Induzida:

1° lugar Agilmar Ferreira Pinto 
2° lugar Lázaro Ribeiro de Oliveira 
3° lugar Afonso Maria Vinhal

Premiação Coffee Maker

Momento tão esperado quanto a revelação dos campeões, a tradicional premiação Coffee Maker destacou o importante trabalho desenvolvido pelo colaborador e/ou equipe responsável pela qualidade dos lotes dos cafés premiados nos primeiros lugares de cada categoria. 

Representando a família Naimeg, o Coffee Maker Miltinho, como gosta de ser chamado, subiu ao palco em dois momentos, para receber a premiação pelos primeiros lugares das categorias CD e Natural.

Em reconhecimento, foi entregue uma medalha para os funcionários das fazendas, além de uma bonificação em dinheiro.

Patrocinadores e parceiros campeões 

A Etapa Campeões Expocaccer contou com patrocinadores e parceiros que fizeram a diferença. Este ano o apoio no evento foi marcado pelos patrocínios: Sebrae; Bayer / Cultura Agro Mais; Solinftec; Sicred; Cargill; Atma Logística e Transporte; Pinhalense; Cresol e Cafeteria Dulcerrado.

Os representantes das empresas patrocinadoras prestigiaram o evento e foram homenageados pela importante colaboração na realização do evento, com entrega de homenagem realizada pelo Vice-Presidente da Expocaccer e diretores.

Durante a Etapa Campeões Expocaccer, o Presidente da Federação dos Cafeicultores entregou os certificados dos 10 finalistas que concorrerão à premiação do 10° Prêmio Região do Cerrado Mineiro, no dia 30 de novembro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures