ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fair Trade USA revela mudanças na certificação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/01/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
A Fair Trade USA, principal certificadora terceirizada de produtos Fair Trade nos Estados Unidos, revelou um re-planejamento na rotulagem de certificação e revisões significantes em sua Política de Produtos com Múltiplos Ingredientes. As mudanças servirão melhor as necessidades dos produtores, negócios e consumidores que buscam o rótulo Fair Trade Certified para garantir padrões rigorosos, transparência e esforços para garantir que o maior impacto possível seja cumprido.

De acordo com a Política de Ingredientes revisada, que se aplica a todos os alimentos e produtos de cuidado pessoal, somente produtos que contêm 100% de Ingredientes Certificados Fair Trade poderão usar o rótulo Fair Trade Certitified. Produtos contendo pelo menos 20% de ingredientes Fair Trade terão agora o rótulo Fair Trade Certified Ingredients.



O rótulo Fair Trade Certified, agora encontrado em mais de 10.000 produtos nos Estados Unidos, garante aos compradores que os agricultores e trabalhadores que produziram esses produtos receberam preços e salários justos, trabalharam em condições seguras, protegeram o meio-ambiente e ganharam fundos de desenvolvimento de comunidade para fortalecer e melhorar suas comunidades.

O rótulo atualizado, um desvio significante com relação ao rótulo original preto e branco do Fair Trade Certified, pode ser usado em qualquer país do mundo. Foi designado para destacar visualmente os importantes benefícios do Fair Trade.

"O design mais claro e mais moderno ajuda o rótulo a se destacar melhor na prateleira, permitindo que os consumidores encontrem rapidamente produtos Fair Trade Certified onde compram, enquanto comunicam melhor a importância da certificação Fair Trade", disse o gerente de design gráfico do Fair Trade USA, Ivan Blackshear. "O uso do verde expressa os benefícios ambientais inerentes ao Fair Trade e a figura, 'o agricultor com uma cesta aberta' comunica a relação recíproca que temos com os agricultores que produzem nossos alimentos".

Essa é a primeira vez que o Fair Trade USA renovou seu logotipo desde o início da organização em 1998. As marcas são estimuladas a converter o logotipo atualizado nas embalagens até outubro desse ano, mas o Fair Trade USA continuará apoiando os rótulos velhos e novos para minimizar confusões no mercado.

"A Política de Ingredientes revisada reflete o compromisso de nossa organização para incluir mais produtores e trabalhadores no modelo Fair Trade e nosso desejo de elevar o nível para a transparência na certificação", disse o presidente e diretor executivo da Fair Trade USA, Paul Rice. "Foi designado para oferecer a mais produtores Fair Trade a oportunidade de vender seus produtos no mercado global, capacitando mais companhias a ter um impacto significante através de obtenção responsável e comunicar precisamente aos compradores os benefícios sociais e ambientais da compra de produtos Fair Trade Certified".

Pela política revisada, somente produtos com 100% teor Fair Trade podem usar o rótulo. Para usar o rótulo de ingredientes:

a) 100% dos ingredientes comumente associados com o produto precisam ser Fair Trade Certified. Por exemplo, uma barra de chocolate precisa conter 100% de cacau certificado.

b) Para qualquer ingrediente individual Fair Trade Certified usado no produto, 100% desses ingredientes precisam ser certificados. Por exemplo, se o produto contém extrato de baunilha certificado, todo o extrato de baunilha desse produto precisa ser certificado.

c) O produto precisa conter pelo menos 20% de seus ingredientes Fair Trade Certified no total e todos os ingredientes que podem ser certificados precisam ser certificados, se o ingrediente estiver comercialmente disponível.

No caso de produtos com um só ingrediente, como chá e café, o Fair Trade USA continuará requerendo que 100% do produto seja Fair Trade Certified. A política também requer transparência total sobre todos os ingredientes contidos no produto.

Desde 2009, as vendas de produtos contendo ingredientes Fair Trade Certified resultaram em mais de US$ 3,4 milhões em prêmios para suportar o desenvolvimento de comunidades rurais em todo o mundo.

A política inteira pode ser vista aqui.

A reportagem é de Jenna Larson da Fair Trade USA, traduzida e editada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures