ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Faesp prevê estimativa de safra ainda menor este ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles, disse que a segunda estimativa sobre a safra brasileira de café 2014, divulgada nesta quinta-feira (15/4) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), "corrobora as análises da Faesp e, na próxima estimativa, em setembro, verificaremos que a safra será ainda menor do que o previsto". O terceiro levantamento da estatal deverá ser apresentado no dia 10 de setembro.

O dirigente disse que ainda há muita incerteza com relação às perdas no Brasil, "que só serão quantificadas ao longo da colheita". Segundo ele, essas dúvidas têm provocado muita especulação no mercado. "Apesar das oscilações, as cotações subiram, refletindo as perdas que serão mensuradas. Meirelles acrescentou que, provavelmente, em 2014, a produção mundial ficará abaixo do consumo, contribuindo para reduzir os estoques internacionais e manter o preço do café em nível elevado.

Foto: Érico Hiller/ Café Editora
Foto: Érico Hiller/ Café Editora

O presidente da Faesp salientou que a Conab deveria realizar levantamentos de safra de café a cada 60 dias, para o que setor pudesse ter uma realidade mais precisa sobre as condições das lavouras. Hoje a Conab estimou a safra 2014 em 44,6 milhões de sacas de 60 kg, representando queda de 9,3% ante o ano passado, quando foram colhidas 49,15 milhões de sacas. No primeiro levantamento, de janeiro, a safra foi projetada pela Conab entre 46,53 milhões e 50,15 milhões de sacas.

O clima adverso, os baixos preços do café e a consequente menor área plantada levaram à queda na previsão da produção. Outros motivos que contribuíram para a redução da estimativa são geadas que prejudicaram o Paraná no ano passado e o fato de 2014 ser naturalmente um ano de menor produção em regiões como a zona da mata mineira, que este ano registra bienalidade negativa da cultura.

Conforme Meirelles, entre dezembro de 2013 e março de 2014, as condições climáticas trouxeram impactos negativos às lavouras, reduzindo significativamente o potencial de colheita este ano. "Os eventos climáticos ocorridos foram comparados com a geada negra de 1975", ressaltou.

Ele sugeriu que o governo promova leilões de contratos de opção de venda para 5 milhões de sacas, "visando a dar liquidez ao mercado e garantir preço remunerador aos cafeicultores, utilizando valor de referência para esse instrumento de R$ 414,86 por saca para o Estado de São Paulo". Pelos contratos de opções públicas, o produtor tem o direito, mas não a obrigação, de vender ao governo o café no futuro a um preço preestabelecido.

Segundo Meirelles, é preciso, ainda, incentivar programas de fortalecimento do café brasileiro, "desde que integrados pelos setores representativos dos produtores e industriais, com campanhas de marketing nos mercados interno e externo, projetos de melhoria de qualidade do café, indicação geográfica de origem e agregação de valor às exportações", concluiu.

Por: Estadão Conteúdo

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures