ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportações globais de café podem ser afetadas com tensões no Mar Vermelho

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/01/2024

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Gabriela Kaneto

O começo de 2024 está marcado pelas crescentes tensões no Mar Vermelho, que impactam diretamente as exportações globais de café, especialmente de países como Vietnã, Indonésia e Índia. De acordo com o Índice Mundial de Contêineres, os conflitos fizeram com que as taxas globais de contêineres disparassem 61% nas duas últimas semanas, chegando a US$ 2.670 por contêiner de 40 pés. 

Segundo dados divulgados pela consultoria hEDGEpoint Global, ataques a embarcações na região fizeram com que os navios seguissem rotas alternativas mais longas, surtindo efeito nos percursos que ligam a Ásia à Europa e à Costa Leste dos Estados Unidos. “Isso absorveu a capacidade excedente no mercado, levando a taxas mais altas, especialmente as taxas de Xangai para Roterdã e Gênova, que aumentaram em aproximadamente 115%”, escreveu Natália Gandolphi, analista de café da hEDGEpoint, em relatório. Porém, o fenômeno é temporário, e espera-se que as taxas voltem a cair quando diminuírem as hostilidades na região e houver menos desequilíbrio entre oferta e demanda. 

A volatilidade da taxa spot (taxa de câmbio utilizada para transações imediatas de compra ou venda) também tem efeito cascata nos mercados de commodities e afeta ferrovias, caminhoneiros, despachantes de carga e agentes de marketing intermodal. No caso do café, o impacto acontece, principalmente, nas origens da Ásia e do Sudeste Asiático, sendo os três principais exportadores da região -- Vietnã, Indonésia e Índia -- responsáveis por cerca de 11 milhões de sacas (de uma média de 30,5 milhões exportadas no primeiro trimestre de cada ano). Ou seja, levando-se em consideração apenas esses países, aproximadamente 36% das exportações globais do primeiro trimestre podem ser atrasadas.

A escalada pode, ainda, tornar os preços do canéfora mais instáveis e estimular, no mesmo período, volumes maiores de exportação de países que também produzem a espécie, como Brasil e Uganda, apoiadas pela disponibilidade brasileira no ciclo 2023/2024 e pela colheita secundária na Uganda.

Sobre os ataques

De acordo com a BBC, as tensões começaram após o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro. Os houthis – grupo rebelde que controla parte do Iêmen – declararam apoio ao Hamas e afirmaram que iriam atacar navios que tivessem como destino Israel. Desde então, navios comerciais foram abordados com drones e mísseis balísticos. 

Entre novembro e dezembro, os ataques ao Mar Vermelho aumentaram 500%. Por conta da ameaça, as companhias de navegação deixaram de transitar na região e, desde o início de dezembro, os custos dos seguros cresceram dez vezes. Entre as preocupações estão o possível aumento dos preços dos combustíveis e o impacto negativo nas cadeias de abastecimento.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures