ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Expocaccer realiza primeira expedição com produtoras de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Elas no Café é um programa de incentivo à promoção dos trabalhos realizados pelas cafeicultoras da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) e promoveu, nesta semana, sua primeira missão rumo ao Sul de Minas. 

A expedição contou com a parceria do Sebrae e levou as cooperadas para conhecer a realidade cafeeira do Sul do estado, com o objetivo de oferecer novos conhecimentos e experiências, promover o potencial empreendedor e inovador feminino, além de aproximá-las cada vez mais do mundo da cafeicultura.

A jornada iniciou com uma visita à fábrica alemã Melitta, onde as produtoras acompanharam de perto a rotina de uma grande indústria que torra uma média de 250 toneladas de café diariamente, participando de todo o processo: desde o recebimento, passando pela torra e o envase dos cafés.

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) também foi visitada. As cafeicultoras puderam conhecer as ações e projetos voltados para o incentivo à produção e promoção dos cafés especiais de todas as regiões produtoras do Brasil, nos mercados nacional e internacional. 

Para fechar, a parada foi na Fazenda Caxambu, propriedade da cafeicultora Carmem Lucia Chaves de Brito, carinhosamente chamada de Ucha, conhecida pela produção de cafés especiais e sustentáveis da região. Para a cafeicultora Elesandra Beloni, o encontro com a produtora foi um momento de muita reflexão e compartilhamento de vivências inspiradoras sobre o modo de produção e gestão do café.

“Usando o exemplo compartilhado pela Ucha, também acredito que somos como uma teia de aranha, assim estamos interligadas e temos nos fortalecido umas nas outras para uma cafeicultura mais igualitária e com muitos propósitos. Somos um pontinho no escuro, mas quando nos unimos esses pontinhos nos tornamos mais fortes, então vamos construir e ter inspirações e ser inspiradas buscando uma cafeicultura mais sustentável e com muitos propósitos. O Elas no Café tem contribuído com a missão de nos unificar e nos tornar ainda mais fortes”, comenta.

“Fiquei encantada pelo universo de coisas que podemos aprender e pela oportunidade de troca de experiências. Sabemos que somos singulares e cada uma carrega uma bagagem própria do seu negócio café, mas quando nos unimos para aprender e compartilhar conhecimento, acredito que os desafios vão se tornando menores. Como disse a Ucha, nós, mulheres, temos uma cafeicultura linda para entregar ao mundo e somos nós, mulheres, que temos que construir essa narrativa. Então, sou grata por ter tido a oportunidade de encontrá-las e ter participado, pela primeira vez, desse evento. Que venham outros e parabéns à Expocaccer pelas iniciativas em prol da nossa união, força e conhecimento”, destaca a jornalista e cafeicultora Alba Valéria.

De acordo com a Vice-Presidente da Expocaccer, Mariana Heitor, que também participou da expedição, essa é a primeira de muitas experiências que o projeto pretende proporcionar às integrantes. 

“Quando iniciamos com o Elas no Café, há mais de 7 anos, já sabíamos que seria sucesso, pois conhecemos o perfil das nossas cafeicultoras. Sou muito grata pela viagem fantástica, pelas descobertas culturais e cafeeiras. Uma missão que será também lembrada pelas aventuras surpreendentes, risadas e pelos novos conhecimentos adquiridos. Agradeço à Expocaccer e também ao nosso parceiro de longas datas; Sebrae, pela oportunidade”, finaliza.

As informações são da ASCOM Expocaccer.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures