ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo mostra suscetibilidade de cafeeiros à medida que surgem novas variantes da ferrugem

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/08/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Pesquisas são realizadas sobre a natureza genética da doença que assola os produtores de café há mais de um século: a ferrugem do café, ou CLR. Pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, examinaram a ocorrência da doença nas principais regiões cafeeiras do Vietnã, incluindo variedades de café arábica e canéfora em pesquisas de campo.

Uma das descobertas mais preocupantes do relatório é que variedades de café arábica que antes eram consideradas mais resistentes à Hemileia vastatrix, o fungo que causa a ferrugem da folha, em alguns casos perderam resistência a novas variedades da doença.

“Os resultados das investigações de campo mostram que a doença da ferrugem da folha está presente em todas as regiões cafeeiras do Vietnã, do sul ao norte, e de baixas altitudes a áreas montanhosas”, escreveram os autores do estudo. “Essas observações sugerem que todas as espécies e cultivares de café plantadas no Vietnã agora são suscetíveis à ferrugem”.

O estudo descobriu ainda que a cultivar catimor, encontrada nas regiões de cultivo do noroeste do Vietnã e historicamente considerada resistente à ferrugem, é de fato amplamente suscetível à doença. “O número e o tamanho das lesões de ferrugem eram grandes nas folhas do cafeeiro nas plantações do Noroeste, onde as variedades de catimor são predominantemente plantadas”, escreveram os autores.

As descobertas lembram o caso da variedade de café lempira, em Honduras, que foi amplamente adotada por suas propriedades de resistência à ferrugem, mas depois se tornou suscetível às variações da doença. Pesquisadores e especialistas em café da Colômbia emitiram alertas semelhantes sobre o aumento da suscetibilidade à medida que surgem variantes agressivas da praga. 

Em 2018, o renomado cientista de plantas de café e ex-diretor científico da World Coffee Research, Christophe Montagnon, alertou que as variedades de café em todo o mundo estavam perdendo rapidamente sua resistência à ferrugem.

O novo estudo explora a diversidade genética do próprio CLR, observando que as cepas encontradas em partes do Vietnã se assemelham muito às cepas de ferrugem que ameaçaram as culturas nas Américas na última década.

“Para controlar esta doença, precisamos entender a diversidade da população de ferrugem”, disse o autor sênior do estudo, Izumi Okane. “Também devemos identificar as variações genéticas que a sustentam e antecipar possíveis variações futuras”.

O estudo japonês também explorou como os fungos da ferrugem migram para diferentes regiões geográficas. No Vietnã, a disseminação da CLR das regiões de cultivo do norte para as regiões do sul revelou que “outros agentes além do vento e das monções estavam envolvidos na movimentação de esporos de uma região infectada para outras áreas”.

Assim, o estudo exige uma abordagem em três frentes para mitigar a propagação da ferrugem do café globalmente, incluindo “atividades mediadas pelo homem” para ajudar a proibir a propagação, o cultivo contínuo de variedades resistentes a doenças e uma compreensão muito mais profunda da diversidade genética da praga. 

“Nosso estudo destaca a necessidade de considerar as atividades mediadas pelo homem, porque elas podem acelerar rapidamente a diversificação genética das populações de fungos da ferrugem”, explicou Okane.

O estudo completo, chamado “Incidência da ferrugem da folha de café no Vietnã, possíveis fontes originais e caminhos subsequentes de migração”, foi publicado na Frontiers in Plant Science em abril de 2022.

As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures