ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialistas alertam que altas temperaturas e chuvas irregulares podem impactar ciclo 23/24 do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/07/2023

4 MIN DE LEITURA

0
0

Calor, seca, chuva, nuvens, granizo, frio fora de época e geada abrangente. São esses os sete fatores que atingem o café no final da colheita desta safra 2022/2023 e devem tirar o sono dos produtores para o próximo ciclo (2023/2024). Esses efeitos, pós La Niña e do atual El Niño, acentuam a queda na produtividade e impactam na qualidade do grão, segundo especialistas.

Com o recorde de calor no mundo e a alta amplitude térmica no Brasil, há mudanças do ciclo de crescimento da planta do café e o estágio da florada pode ser o mais atingido, impactando na hora de colher os grãos devido a um estresse térmico, que resulta no surgimento de várias floradas.

Embora bonitas e aromáticas, as muitas floradas não garantem uma granulação padronizada e o produtor se atrapalha na hora de colher, podendo atrasar o trabalho. "As várias floradas de setembro evidenciam que a safra de 2024 pode ser super irregular e comprometida por causa da fase do florescimento e frutificação que ocorrem nos próximos meses", explica o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), José Donizeti Alves.

O especialista detalha que o próximo ciclo ainda é uma incógnita e que o cafeicultor terá de se desprender do calendário físico e monitorar o comportamento da planta. Há chances, inclusive, da próxima safra se comportar da mesma forma que a de 2022/2023. "São três anos de safras mais baixas e será que podemos esperar um ano melhor? Isso nos faria pensar que a bienalidade do café também está mudando. Com clima adverso, o café vai ter que tolerar os estresses hídrico e térmico, o que requer um custo e atenção altas", avalia ele.

A colheita do ciclo atual atrasou, mas até o dia 21 de julho havia atingido 58,78% nas áreas do Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e média mogiana do estado de São Paulo, de acordo com Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

“Atualmente, o El Niño está ativo, e a última atualização sugere um fenômeno mais forte em 2023, atingindo intensidade máxima entre setembro, outubro e novembro, períodos-chave para a floração e desenvolvimento dos frutos no Brasil”, explica Natália Gandolphi, analista de café da hEDGEpoint Global Markets.

Chuvas

A especialista comenta que, historicamente, o índice alcançou 1,5°C ou mais durante esta mesma janela em 1996/1997, 2008/2009 e 2014/2015. Nas duas primeiras ocorrências, os níveis de precipitação não foram afetados na região sul de Minas Gerais. No entanto, na última ocorrência, a precipitação ficou em 60% dos níveis normais.

A oscilação das chuvas chegou a causar um estresse hídrico nas plantas ano passado, mas nada acentuado por enquanto. “Também é importante observar que os níveis médios de precipitação diminuíram 5% da média de 30 anos para a média de 20 anos, e 9% da média de 20 anos para a média de 10 anos”, diz.

Os estudiosos projetam índices mais elevados de chuva em agosto e setembro, o que não é um fator totalmente positivo ao cultivo. “Atualmente, mostra níveis mais elevados de chuva em agosto e setembro nas áreas de cultivo de café - exceto na região sul da Bahia. No entanto, ao entrar no período de outubro a janeiro, espera-se que os níveis de chuva fiquem abaixo da média na maioria das áreas de café, o que levanta preocupações em relação ao potencial da safra 24/25”, ressalta a analista da hEDGEpoint.

Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, os efeitos climáticos dos últimos três anos, com seca e geada, fizeram a cafeicultura perder mercado neste período. Ele enfatiza que a mensagem de ordem do cafeicultor é "cautela" e gestão redobrada para acelerar a produtividade na próxima safra, para driblar as consequências do clima que atrapalham o manejo do grão.

"A maneira de minimizar esses impactos climáticos é uma gestão redobrada, buscando produtividade maior, que vem caindo nos últimos três anos em âmbito geral por causa do clima. Dentro da Cooxupé, sentimos uma queda muito brusca e o momento é um pouco difícil para cafeicultura, mas sigo otimista com o café", destacou durante a abertura do 5º Fórum de Café e Clima, organizado pela entidade na última quinta-feira (27).

Nas regiões do Sul de Minas, Norte do Paraná e São Paulo, tanto o El Niño como o La Niña tem peso, principalmente nos próximos meses, quando há as estações da primavera e do outono. "No final de novembro em diante, o que mais impactará não é o fenômeno climático, mas o aquecimento das águas do Atlântico, de onde os corredores de umidade irão se formar e podem afetar em outras variações", alertou Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da empresa Rural Clima.

Canéfora

Uma alternativa para reverter a comercialização mais lenta no mercado e os preços em queda da cafeicultura brasileira é a aposta do produtor no café canéfora, que vem ganhando espaço no mercado internacional, segundo o vice-presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Osvaldo Bachião Filho, que projeta força e muito espaço da espécie para as próximas safras. "O blend mundial cada vez mais utiliza altos percentuais do canéfora em suas composições. Temos que observar esse movimento para voltarmos a ter produtividade", destacou.

Ele acredita em uma recuperação dos números de produção e rentabilidade, se o cafeicultor também se dedicar ao canéfora em outras áreas, que não só no Espírito Santo e Rondônia.

As informações são do Globo Rural.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures