ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: colheita de café conilon pode crescer em 2011

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/03/2011

2 MIN DE LEITURA

3
0
Um Estado montanhoso, com chuvas regulares e bem distribuídas, com produtores atentos, que apostam em pesquisa e investem em tecnologia. Toda essa conjuntura faz do Espírito Santo o maior produtor de café conilon do país, com mais de 70% da produção nacional. A colheita deve acontecer somente em maio, mas a expectativa já é de um aumento de até 10% em relação à safra passada.

As terras montanhosas e as chuvas regulares e bem distribuídas fizeram do Espírito Santo referência no cultivo de café conilon. A importância da atividade cafeeira está refletida em números. O Estado é responsável por mais de 70% da produção nacional.

"O segredo é como eu te falei, você tendo um bom manejo, você pulverizando na época certa, aplicando herbicida na época certa. Então eu acho que isso aí é um dos segredos" revela o agrônomo Pedro Mendonça.

"Para nossa colheita agora em maio, a gente tem uma perspectiva de um aumento de 5 a 7 sacos por hectare, o que corresponde a uma média de 10% a 12%. Devido às chuvas do final do ano, e a gente se adequou bem ao manejo. O sistema de poda tentamos diferenciar um pouco, deixando mais hastes e possibilitando assim uma maior quantidade de grãos", conta o produtor Jaerson Pessati, que possui 48 hectares de terra no município de Linhares há 15 anos.

"O café conilon é uma variedade que precisa de muita chuva para se desenvolver de, no mínimo, 1.500 milímetros anuais. E é o que está ocorrendo aqui, tanto primavera como verão e a tendência para os próximos meses é que essa chuva continue, até porque estamos em ano de Lã Nina e traz essa perspectiva para a cafeicultura capixaba. A tendência da colheita que começa em maio é que as chuvas comecem a diminuir, o que traz mai benefícios para os produtores, pois vão colher com tempo mais seco - explica o agrometeorologista da Somar Marco Antônio dos Santos.

A cadeia cafeeira capixaba espera alcançar em torno de oito milhões de sacas do conilon. Para suprir este aquecimento, a indústria prepara um trabalho diferenciado, como conta o diretor da Abic, Egidio Malanquini.

"O setor industrial vem se preparando já há dois, três meses para renovar seus estoques, principalmente por estar recebendo nova safra. Com o aumento do consumo do mercado interno, as indústrias terão que se preparar o mais rápido possível para atender mercado e demanda, que temos acesso e estaremos acompanhando crescimento de 2010.

A reportagem é do Canal Rural, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALINE MENEGHEL

ITAGUAÇÚ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/03/2011

Concordo com o que o leitor Robson França disse e aqui na reigião norte do ES o sol forte também afetou muito as lavouras.
JOSÉ SEBASTIÃO MACHADO SILVEIRA

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/03/2011

Nas principais regiões produtoras de conilon no Espírio Santo não choveu como esperava nosso "amigo". Creio que o autor da matéria do canal rural esteve no Espírito Santo no início de janeiro. A precipitação nos meses de janeiro e feveiro foi somente 30% da média esperada. Muitos grãos não granaram suficientemente devido a falta de água (represas secaram) e pelas altas temperaturas. A previsão esperada pela conab é uma safra de conilon 6% superior a do ano passado, entretanto, devido aos problemas climáticos ocorridos no período de granação, a expectativa de uma safra maior não ocorrerá, talvez possa ser inferior a do ano passado.

ROBSON FRANÇA RODRIGUES

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/03/2011

Não acredito num aumento da colheita em relação ao ano passado conforme disse a reportagem por causa dos quarenta dias aproximadamente de sol muito forte que afetou grande partes das lavours aqui no sul do estado e acredito que no norte não foi diferente, mesmo em lavoura irrigada como é o meu caso,mais uma vez estão fazendo especulação.Até quando isto vai continuar?Temos que dar um basta nisto.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures