ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig comercializa sementes qualificadas de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/01/2023

1 MIN DE LEITURA

0
1

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio dos Campos Experimentais de Três Pontas e de Patrocínio, está comercializando sementes qualificadas de café para a entrega imediata. O material, armazenado em câmara fria, contribui para a obtenção de mudas e plantas mais sadias e produtivas. 

A conservação em câmara fria, de acordo com as recomendações de temperatura e de umidade, mantém as características das sementes por um tempo maior. Já em condições normais de armazenagem, a capacidade de germinação cai, significativamente, entre três e seis meses após a colheita. O material disponibilizado atende aos parâmetros de exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da legislação vigente, que são germinação mínima de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza.  

A engenheira agrônoma e assessora técnica da Epamig, Vanessa Figueiredo, aponta que o investimento na formação da lavoura de café é um dos pontos determinantes para a definição do potencial produtivo. “Deve ser dada atenção especial ao plantio de mudas vigorosas, formadas a partir de sementes de alta qualidade física, fisiológica, genética e sanitária. Outro ponto fundamental é a escolha da cultivar, com elevado potencial genético e adaptada às condições de cultivo”, afirma.

Sementes qualificadas

O processo de produção e comercialização de sementes no Brasil segue uma legislação específica, que tem como objetivo garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação. As cultivares que podem ser comercializadas estão cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e qualquer agente envolvido neste processo (pessoa física ou jurídica) deve estar inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

“A produção de sementes de alta qualidade exige uma atenção rigorosa e a aquisição desses materiais permite ao agricultor usufruir de toda a potencialidade produtiva da cultivar plantada”, assegura a engenheira agrônoma. Vanessa também enumera fatores que afetam a qualidade das sementes: origem, adubação, condições climáticas na fase de maturação e de colheita, tipo de colheita, secagem, condições de armazenamento, tratamento químico das sementes, sanidade do campo, dentre outros.

Aquisição

As consultas sobre cultivares disponíveis, valores e condições de entrega devem ser feitas diretamente nas unidades fornecedoras: Campo Experimental de Três Pontas (Sul de Minas) - cetp@epamig.br ou (35) 99975-6996 (WhatsApp) e Campo Experimental de Patrocínio (Alto Paranaíba) - cepc@epamig.br ou (34) 3831-1777, ou na Assessoria de Negócios Agropecuários da Epamig pelo telefone (31) 3489-5060. A retirada será entre os meses de janeiro a março.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures