ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Encontro em Unaí (MG) reúne profissionais para debater sobre mudas de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 19 de novembro, o viveiro Sacoman de mudas de café, localizado em Unaí (MG), recebeu produtores rurais, empresas e entidades para que pudessem conhecer detalhes sobre formas de plantio, ecofisiologia do cafeeiro, sanidade e nutrição da planta, sustentabilidade e políticas públicas que tem contribuído para o desenvolvimento e crescimento da cafeicultura brasileira.

Foi possível visitar o viveiro e conhecer as alternativas que o mercado oferece, além de conhecer sobre a produção de café através de palestras como a do Professor Edson Pozza, da Universidade Federal de Lavras; do Dr. Lucas de Ávila Silva, da ICL América do Sul; e do presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro.

“Tudo começa por aqui, desde a decisão da escolha da variedade, a qualidade da muda, o viveiro, idoneidade, são os primeiros passos para alcançar o sucesso na produção de café”, contou o gestor do viveiro, Clésio Sacoman, que ressaltou também a importância da cafeicultura e a oportunidade de geração de emprego na cidade mineira.

O Dr. Lucas de Ávila Silva destacou em sua palestra o quanto o fluxo de carbono de açúcar impacta no plantio das mudas. “Quando a gente tem uma nutrição normal o fluxo é 3,4, quando a gente tem falta de potássio o fluxo cai pra 1,6 e quando a gente tem falta de magnésio vai para 0,7 o fluxo de açúcar. A deficiência de magnésio acumula açúcar na folha, as mudas não saem na hora certa e aí compromete o plantio. É preciso se atentar a condição do magnésio. É um desafio muito grande. Hoje a gente usa muito o magnésio para amenizar os efeitos desse rotador, por isso temos que buscar mais opções para o seu uso”, explicou.

A formação das mudas de café é uma preocupação também do CNC, que busca qualidade e sustentabilidade no processo para o desenvolvimento da planta. “O CNC tem avançado na missão de desenvolver a cadeia produtiva do café do Brasil através de financiamentos do Funcafé e incentivos à modernização da cafeicultura que proporciona mais produtividade, qualidade e pesquisa para o desenvolvimento de plantas resistentes à pragas, doenças, condições climáticas adversas (seca e geada), buscando sempre produzir com menos custos e mais tecnologia, a fim de sermos cada vez mais competitivos no mercado”, ressaltou Silas Brasileiro.

O evento contou também com a participação de empresas que fornecem soluções sustentáveis e que ajudam no dia a dia das lavouras, entre elas a ICL América do , que apresentou o ‘Programa Nutricional Super’, visando o posicionamento de tecnologias na pós-colheita do café mecanizado. Na oportunidade, a empresa também lançou o primeiro clube voltado à fisiologia e nutrição da cultura do café, o Coffee Experts Club, com informações técnicas, videoaulas, podcasts, boletins informativos e visitas de consultorias nas lavouras.

“O CNC tem avançado na missão de desenvolver a cadeia produtiva do café do Brasil através de financiamentos do Funcafé e incentivos à modernização da cafeicultura que proporciona mais produtividade, qualidade e pesquisa para o desenvolvimento de plantas resistentes à pragas, doenças, condições climáticas adversas (seca e geada), buscando sempre produzir com menos custos e mais tecnologia, a fim de sermos cada vez mais competitivos no mercado ”, completa Silas Brasileiro.

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures