ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Encontro discute importância e próximos passos do Programa Café Produtor de Água

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/04/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Na última semana, nos dias 13 e 14 de abril, a cidade de Guaxupé (MG) recebeu um encontro para discutir questões relacionadas ao Programa Café Produtor de Água. Na ocasião, o Conselho Nacional do Café (CNC) apresentou parte dos resultados do que já foi implementado pelo projeto. Durante o evento, todos os parceiros reforçaram a importância da iniciativa e a necessidade de ampliação para outras regiões, cooperativas e bacias hidrográficas. O programa atende uma necessidade da produção de café do Brasil, ao cumprir requisitos de manutenção das matas ciliares e revitalização de mananciais, além da conservação de estradas vicinais para evitar assoreamento de nascentes, lagos, rios e represas. Cabe ressaltar que a produção de café brasileira é a mais sustentável do mundo.

Estiveram presentes no encontro o presidente e vice-presidentes da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo e Osvaldo Bachião, respectivamente, além de membros da diretoria e colaboradores da cooperativa. O evento teve também a presença do prefeito da cidade de Alpinópolis, Rafael Freire, gestor do município que está recebendo o projeto piloto do Café Produtor de Água. Outros parceiros que marcaram presença foram: o diretor do Departamento de Abastecimento e Comercialização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Silvio Farnese, representando o Ministro Carlos Fávaro; Devanir Garcia, consultor técnico do projeto junto ao CNC; o presidente e o diretor técnico da Emater-MG, Otávio Maia e Gelson Soares, respectivamente; representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); representantes da Copasa e da Conab.  Outro parceiro que fez questão de enviar um vídeo de agradecimento foi o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).   

A iniciativa do projeto é do CNC, que esteve representado pelo presidente Silas Brasileiro, pela assessora técnica da instituição Natalia Carr e pelo consultor Devanir Garcia. A expectativa é de que o programa seja expandido em breve, de acordo com os representantes da Cocatrel, Minasul e Cocapec, que prestigiaram a reunião com suas presenças. 

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto, destacou a necessidade de toda a cadeia cafeeira abraçar o projeto, que é específico da produção. “Estou convicto de que esta reunião que fizemos trará resultados vindouros, com muita eficiência naquilo que vem atender às exigências do mercado consumidor, principalmente do europeu e americano. Esse projeto vem abranger a agenda ESG e estenderá para mostrar que a cafeicultura proporciona Carbono Neutro, o que estamos debatendo não apenas no Brasil. Temos a certeza de que o programa vai ecoar em todo mundo”, analisou.

Silas Brasileiro, presidente do CNC, reiterou a importância do projeto: “Essa reunião se reveste de uma importância extraordinária, pois daqui nascerá a solução para o reconhecimento do valor do nosso café. Agradecemos a presença e o empenho de todos os parceiros que se deslocaram de locais distantes e vieram prestigiar esse momento marcante na história da produção cafeeira nacional”. 

A comitiva fez ainda visitas técnicas às propriedades que estão desenvolvendo o projeto piloto do Café Produtor de Água. Os cafeicultores se mostraram prontos para participarem no projeto e agradeceram a iniciativa dos parceiros do programa em visitar as fazendas, que já estão demonstrando o compromisso com as ações implementadas através do projeto. 

O representante do Ministério da Agricultura e Pecuária, Silvio Farnese, disse que é preciso que o Brasil saiba vender a informação ao mercado consumidor de que a cafeicultura nacional tem a melhor tecnologia e produz o melhor café do mundo, com o foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica. “Nós somos capazes de fazer uma cafeicultura que preserva o meio ambiente e contribui com um cuidado extremo, visualizado através de programas como o Café Produtor de Água”, garantiu. 

Devanir Garcia, consultor do programa, apresentou os próximos passos. Um deles é a formação de Unidades Gestoras de Projetos (UGP’s), que têm o objetivo de definir todas as diretrizes do projeto. 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures