ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa Café comemora 24 anos de trajetória

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/09/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na última quarta-feira (30), a Embrapa Café celebrou seu vigésimo quarto aniversário em um evento repleto de significado, reconhecimento, celebração não apenas do presente, mas também do passado e do futuro da indústria, inovação e pesquisa cafeicultora no Brasil.

O destaque foi para os últimos cinco presidentes da Embrapa Café, cujo comprometimento e liderança guiaram a instituição em direção à excelência científica e tecnológica. Cada um dos ex-presidentes foi homenageado com um quadro com foto na sede da instituição e convidado a compartilhar suas experiências e contribuições, refletindo sobre as transformações pelas quais a Embrapa Café passou sob suas gestões.

A trajetória da instituição foi contada pelos gestores presentes e apresentadas as novas publicações voltadas para o desenvolvimento da cafeicultura nacional. Foi apresentado, também, o programa de aceleração de startups, realizado em parceria com as Universidades de Viçosa e Lavras, o Avança Café 5.0.

O Presidente Executivo, Silas Brasileiro, representando o Conselho Nacional do Café (CNC), participou da celebração e se uniu à Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, para prestar as devidas homenagens, além de Antonio Guerra, presidente da Embrapa Café; Celina Leão, governadora em exercício do Distrito Federal; e um dos idealizadores da Embrapa, o expoente maior da entidade, Eliseu Alves.

O conselho trouxe consigo a voz da base da produção, destacando a importância das pesquisas da Embrapa no desenvolvimento de soluções que atendam às demandas e desafios enfrentados pelos cafeicultores brasileiros. A colaboração entre a Embrapa e o CNC demonstra a interdependência entre a pesquisa científica e a aplicação prática no campo.

“Tivemos o privilégio de idealizar a Embrapa Café, quando chegamos em Brasília, junto com o deputado Carlos Melles. Com a criação do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), em 1996, foi possível estruturar um programa de pesquisa voltado ao café. Logo em 1997, o passo seguinte foi criar o Consórcio Embrapa Café. Em questão de tempo, em 1999, participamos do nascimento da Embrapa Café. O avanço no conhecimento e na pesquisa, a partir daí, foi extrordinário. Hoje, comemorando esses 24 anos, podemos ver que a decisão daquele grupo de idealistas lá no passado, deu um excelente resultado”, destacou Silas Brasileiro.

Durante o evento, diversos marcos foram celebrados. Desde as inovações tecnológicas que revolucionaram os métodos de cultivo, colheita e processamento do café, até os avanços em sustentabilidade e práticas agrícolas que têm contribuído para um setor mais responsável ambientalmente e socialmente. O evento não apenas celebrou conquistas passadas, mas também olhou para o horizonte.

Perspectivas para os próximos anos foram discutidas, com destaque para a importância contínua da pesquisa e da inovação para enfrentar desafios emergentes, como mudanças climáticas, novas pragas e doenças, e as demandas de um mercado cada vez mais exigente. A união de esforços entre a Embrapa Café, os produtores e as entidades representativas, como o Conselho Nacional do Café, foi reafirmada como essencial para garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor cafeeiro. 

“É uma plataforma de cooperação entre todos os agentes e um modelo a ser seguido. Atualmente, enfrenta novos desafios impostos pelas exigências relacionadas à sustentabilidade e à rastreabilidade, de forma a valor e diminuir a desigualdade entre os produtores com novas tecnologias”, destacou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá,

As informações são do Conselho Nacional do Café (CNC).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures