ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa avança na pesquisa e transferência de tecnologia com café canéfora no Cerrado

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/09/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

A Embrapa Cerrados e a Embrapa Café conduzem uma pesquisa sobre uma variedade clonal de canéfora para produção em sistema irrigado no Cerrado do Brasil. Selecionada pela Embrapa, a variedade está em fase de registro e proteção no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As pesquisas vêm sendo realizadas desde 2009 e têm mostrado a potencialidade do café canéfora no sistema irrigado na região. “Temos condições de mostrar ao agricultor da região o potencial do café canéfora não só pelo já conhecido rendimento, mas também pelas características químicas dos grãos, que dão à bebida um sabor singular e a possibilidade do uso em mercados de grãos finos”, afirma o pesquisador Renato Amábile.

Renato destaca que o comprometimento e a atuação da pesquisa da Embrapa com os produtores da região levaram à instalação das unidades de validação. “Essa iniciativa promove ativamente a cafeicultura regional, favorece decididamente o empreendedorismo dos cafeicultores e o desenvolvimento e fortalecimento da cultura no Cerrado”, relata.

Também da Embrapa Cerrados, o pesquisador Adriano Veiga acrescenta que os produtores do Distrito Federal, de Goiás e do noroeste de Minas Gerais enxergam nos cafés canéforas uma nova oportunidade de exploração em sistema irrigado e condições climáticas favoráveis à cultura. “A possibilidade de alcance de boas produtividades e renda ao produtor já é visível, atendendo a demandas crescentes do mercado na região", observa.

No Distrito Federal, as unidades de validação estão localizadas na Embrapa Cerrados, em Planaltina, e na Universidade de Brasília (UnB). “A introdução de outros cafés como o canéfora na região é mais uma opção que se abre para o cafeicultor em função da produção dos blends, e mesmo das possibilidades de bebidas com aromas e sabores diversos”, aponta o professor Marcelo Fagioli, responsável pela unidade de validação na UnB.

No Noroeste mineiro, região com tradição na produção do café arábica, a Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda. (Capul) tem testado variedades clonais de café canéfora em pequenas áreas de cooperados para diversificar a produção nas propriedades, sobretudo nas pequenas e médias de base familiar.

Rafael Silva e Marlon Ferreira, engenheiros agrônomos da Capul, acreditam que o café canéfora veio para ficar na região devido à rusticidade, à tolerância às principais pragas que acometem o café arábica e ao expressivo volume de produção. “Trouxemos vários clones do Espírito Santo e fomos selecionando alguns materiais que se adaptaram melhor. Creio que o café canéfora é a cultura que vai se tornar muito frequente em qualquer propriedade”, aposta Rafael.

Ele acrescenta que, em relação a outras culturas, como frutíferas, o manejo do café é vantajoso para o produtor quanto à mão de obra. “Há propriedades hoje em que a própria família toma conta dos cafezais e contrata mão de obra externa apenas para a colheita”, comenta.

Já Marlon Ferreira tem conduzido plantios de café canéfora na região de Buritis, ressalta a produtividade observada em relação ao arábica. “Ele tem sido bem aceito e é mais uma fonte de renda para os produtores. A Capul vem dando toda a assistência para ajudar o produtor a produzir mais e melhorar a aceitabilidade desse café, que está iniciando na nossa região”, diz.

O noroeste mineiro conta com duas unidades de validação com os clones que compõem a variedade clonal selecionada pela Embrapa, instaladas nas propriedades de Delvecchio Silva, em Unaí, e de Evanildo Domingues, em Paracatu, produtores cooperados da Capul.

Otimista com o futuro dos cafés canéfora na região, Silva está cultivando 8 ha de diferentes variedades de cafés. “Como estamos no segundo ano de experiência, conhecendo os materiais, a gente vê que o canéfora tem um futuro promissor. As áreas mais velhas estão apresentando um alto potencial produtivo e a gente enxerga um bom potencial na região”, diz.

Rafael está confiante no potencial mercadológico para o café canéfora: “Pelo que conversamos com o pessoal no mercado, principalmente com torrefações na região, todos estão esperançosos, buscando justamente esse produto para fazer não só o blend, mas também o envase dele próprio para o comércio”.

Quanto aos clones da Embrapa, ele demonstra satisfação com o desempenho no campo até o momento. “Tanto é que tenho, com a mesma época de plantio, outros clones já comerciais, e eles se desenvolveram da mesma forma”, afirma.

Novidade em Goiás

Já em Ipameri, no sudeste goiano, a unidade de validação foi instalada no campus local da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e é conduzida pelo professor Roberli Guimarães. A região não tem tradição na cafeicultura, e o café canéfora surge como novidade. A UEG está testando variedades de café canéfora para verificar a adaptabilidade às condições do Cerrado daquela região.

“Estamos numa altitude acima de 800 m e sabemos que esse café se desenvolve em melhores condições a 500 m de altitude. Este ano, a cultura de outras espécies de café foi muito consumida por geadas. Então, é importante ter trabalhos com espécies como o canéfora para verificarmos como funciona a adaptação desses cafés no Cerrado goiano”, explica Guimarães.

As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures