ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Em análise, Proteste encontra inseto morto em pacote de café da Mellita

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/08/2017

1 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

Um inseto morto foi encontrado em uma amostra de café da Mellita, uma das marcas mais consumidas no país, após ser realizado um teste de segurança alimentar pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor -  Proteste. Na primeira fase da análise também foram identificados 13 fragmentos de inseto, indicando que pode ter havido falhas no processo de produção, manipulação ou armazenamento do produto. 

Foto: Roberto Seba/Café Editora
                                 Foto: Roberto Seba/ Café Editora

Segundo a Proteste, as avaliações tiveram como base o regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), respeitando os limites máximos de tolerância de presença de matérias “estranhas macroscópicas e microscópicas”, tal como os requisitos mínimos para verificação. Em café, é aceitável somente 60 fragmentos de insetos em 25 gramas de amostra, não a presença de um bicho inteiro.

"A empresa desconhece os procedimentos utilizados para o teste dos produtos e reitera que prima pela qualidade, atende e respeita todas as regras da legislação aplicada pela Anvisa", informou a Melitta ao portal InfoMoney, acrescentando que recolherá o lote em questão (Pouch 500g Mellita) para refazer as análises. 

As marcas Caboclo, Pilão e 3Corações também foram estudadas. De acordo com os resultados dos testes, o café 3Corações apresentou 15 fragmentos de insetos em 25 gramas de amostra, estando de acordo com a legislação. Já a Caboclo e a Pilão "não apresentaram matérias estranhas macroscópicas nem microscópicas", disse a Associação. 

Farinha de trigo

Além dos modelos de café, quatro marcas de farinha de trigo também tiveram amostras avaliadas: Dona Benta, Renata, Sol e Rosa Branca. Conforme a Proteste, fragmentos de insetos foram encontrados em todas elas, mas apenas a Sol estava fora do padrão da Anvisa, uma vez que foram identificados 25 fragmentos de insetos e 1 pelo de roedor, presença inaceitável pela Agência. 

A J.Macêdo, fabricante da Sol, se posicionou dizendo que tem laudos de laboratório credenciado pela Anvisa que atestam não ter sido identificada nenhuma inconformidade no mês de produção indicado pelo número parcial de lote divulgado. "O mesmo vale para os meses anteriores e posteriores ao fato, no que se refere à presença de materiais estranhos", esclareceu. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDUARDO

EM 22/08/2017

Proteste, parabéns!

Muito obrigado pelo trabalho. A segurança alimentar é muito importante!
AUDINA ONOHARA

BILAC - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 21/08/2017

Que horror! 

Vou começar a plantar o meu café...

<br type="_moz" />

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures