ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Curiosidades sobre o cultivo de café no Vietnã

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/02/2022

6 MIN DE LEITURA

0
0

De acordo com a publicação da Coffee Culture International, da WMF Professional Coffee Machines, a cultura do café do Vietnã é especial de várias maneiras. Seus cidadãos desenvolveram uma apreciação pelo café muito antes de outros países da região. Enquanto a bebida se tornou realmente popular na China quando a globalização tomou conta, os vietnamitas desfrutam do café desde o século 19. Deste este período, o país desenvolveu sua própria cultura cafeeira, moldada por eventos históricos.

De Hanói à cidade de Ho Chi Minh, moradores e turistas desfrutam de uma diversificada – e, de uma perspectiva ocidental, altamente incomum – variedade de especialidades de café. A inovação no cenário cafeeiro vietnamita foi impulsionada, em parte, pelo fato de que o país do sudeste asiático cultiva e consome quase exclusivamente café robusta.

As plantações dos tradicionais países cafeicultores da América Latina e da África são dominadas pelas variedades de café arábica. Mas as vastas plantações entre Laos, Camboja e o Mar da China Meridional produzem muito mais café do que o necessário para satisfazer a demanda local. De fato, as lavouras do Vietnã representam 20% do café cultivado em todo o mundo, estabelecendo o país como o segundo maior produtor mundial de café.

Uma história turbulenta

As origens da cultura do café vietnamita podem ser datadas com relativa precisão: em 1857, missionários franceses importaram as primeiras plantas de Coffea para a Indochina, que fazia parte do Império Francês. No entanto, foi somente em 1888 que o país semeou suas primeiras grandes plantações e começou a produzir o fruto em maior escala. As colheitas dessas plantações foram destinadas principalmente aos funcionários coloniais franceses que residiam no país. Nos anos seguintes, as plantações foram ampliadas sob o olhar atento dos europeus e o café tornou-se um importante produto de exportação.

Mas este período de crescimento terminou abruptamente quando o país foi ocupado por forças japonesas durante a Segunda Guerra Mundial e quando, posteriormente, declarou sua independência da França. Após uma década de instabilidade política e econômica, a indústria cafeeira finalmente pôde embarcar em sua longa jornada de recuperação quando a Guerra do Vietnã terminou, em 1975. A nova República Socialista do Vietnã nacionalizou todas as plantações de café do país e, em meados do 1980, um programa de reformas econômicas foi lançado. Hoje, pequenas plantações de propriedade privada são responsáveis ??pela grande maioria da produção de café do país. Apenas 5% do café vietnamita é cultivado em plantações estatais.

Apoio da Alemanha

A Alemanha também desempenhou um papel importante na história de sucesso da indústria cafeeira vietnamita. Juntamente com uma série de projetos de desenvolvimento agrícola apoiados pela Alemanha Ocidental logo após o fim da Guerra do Vietnã, o relacionamento do país com a Alemanha Oriental também foi fundamental para sua recuperação.

Quando os preços do café no mercado global subiram vertiginosamente, em meados da década de 1970, a Alemanha Oriental logo se viu enfrentando problemas de abastecimento. Na tentativa de resolver os gargalos, os líderes da Alemanha Oriental e o governo vietnamita fizeram vários acordos: em troca de metade da colheita de café do Vietnã durante um período de 20 anos, a Alemanha Oriental forneceria ajuda material ao desenvolvimento e compartilharia seu conhecimento e experiência com o Vietnã em grande escala. Em última análise, nenhum dos lados foi capaz de colher os frutos desses acordos. Quando o Vietnã estava pronto para sua primeira grande colheita, em 1990, a República Democrática Alemã já estava a ponto de ser confinada aos livros de história. No entanto, a Alemanha recém-reunificada continuou importando grandes quantidades de café vietnamita e a Alemanha ainda é seu maior cliente de café.

Plantas robusta para altos rendimentos

Hoje, o Vietnã é o segundo maior produtor de café do mundo, depois do Brasil. Ao contrário dos tradicionais “países cafeeiros” da Colômbia e da Etiópia, o Vietnã se concentra na variedade robusta (espécie canéfora), que representam cerca de 97% dos grãos colhidos no país. Para os produtores, esta é uma escolha sensata: as plantas são significativamente menos exigentes e mais fáceis de cuidar do que o arábica, o que significa que seus proprietários garantem maiores rendimentos com menos esforço.

Fora do Vietnã, é usado principalmente para misturas, em café solúvel ou em produtos fabricados industrialmente. Mas os habitantes locais adoram o sabor intenso e as notas de nozes e chocolate dos grãos robusta, e os usam em uma ampla variedade de criações de café.

Uma tradição de criações extraordinárias

As diversas especialidades de café disponíveis no Vietnã são geralmente baseadas em um café de filtro preparado usando métodos tradicionais vietnamitas. O café é preparado com um filtro especial de metal colocado diretamente em cima do copo ou xícara.

Como os grãos e sua torra excepcionalmente escura produzem um café muito forte, a bebida é muitas vezes servida – principalmente aos turistas – com água quente para diluir. Mas o método de preparo não é a única maneira pela qual a cultura do café vietnamita se diferencia: também são usados alguns ingredientes bastante incomuns. Para o tradicional café gelado vietnamita, o café extraído é servido em um copo de leite condensado gelado. Em algumas cafeterias, a bebida refrescante passou a ser servida também com grãos arábica, que produzem um sabor elegante com notas frutadas.

A versão da bebida sem leite condensado não contém nada além de café, gelo e um pouco de açúcar, e também costuma ser bebida gelada como forma de se refrescar no clima quente típico do país. O leite condensado é usado em muitas especialidades de café vietnamitas porque sua doçura ajuda a equilibrar o amargor do café e porque pode ser armazenado sem refrigeração por longos períodos.

Impacto global

Esses métodos tradicionais de preparo e criações únicas ainda são as principais marcas da cultura do café vietnamita. No entanto, o cenário cafeeiro do país também se adaptou sob a influência de gostos estrangeiros e tendências globais. A metrópole da cidade de Ho Chi Minh, em particular, abriga uma abundância de cafés e cafeterias modernos com interiores elegantes e uma atmosfera descontraída.

Nesses locais, uma nova geração de entusiastas da bebida vietnamita espera que o café seja produzido com os mais altos padrões de qualidade. Em resposta, os cafeicultores começaram a dar maior ênfase no arábica, com variedades como bourbon, typica e moka, que têm um perfil de sabor muito mais dinâmico do que as plantas catimor que anteriormente dominavam as poucas plantações da espécie no Vietnã. Mas essa qualidade superior tem um preço para o produtor – as plantas exigem mais cuidado e atenção para serem cultivadas até a maturidade. E enquanto tudo isso acontece, outras populações de amantes do café estão lentamente desenvolvendo uma nova apreciação pelas complexidades do robusta. Os baristas vietnamitas na Europa e nos Estados Unidos estão trazendo os sabores intensos de seu país de origem para o cardápio internacional de cafés.

Sustentabilidade

Um futuro promissor está à frente para a cultura do café vietnamita. As especialidades exclusivas do país estão ganhando cada vez mais atenção internacional e se tornando as favoritas dos entusiastas do café em todo o mundo. Em termos de números, o Vietnã se estabeleceu como um grande player há muito tempo: apesar da escassez de contêineres e dos altos custos de frete, que atualmente estão reduzindo um pouco os números de importação, o país conseguiu manter sua posição como o segundo maior produtor de café do mundo.

Concentrando-se principalmente em plantas da variedade robusta, os produtores desfrutam de rendimentos consistentemente altos, mesmo que o clima seja menos do que favorável. E com um fluxo constante de clientes esperando para comprar seus produtos – especialmente na Alemanha e nos Estados Unidos – não há nada que impeça o crescimento sustentável e um futuro de sucesso para a indústria cafeeira vietnamita.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures