ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooabriel revela produtores campeões do 19° Concurso Conilon de Excelência - Edição 2022

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/10/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

No último sábado (22), a Cooabriel divulgou o nome dos campeões do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel - Edição 2022. A cerimônia de premiação aconteceu no Cerimonial Dutra D’Mello, em São Gabriel da Palha (ES), e reuniu cerca de 250 convidados. Estiveram presentes os finalistas do concurso e seus familiares, potenciais produtores, diretores e equipes da Cooabriel, representantes de empresas parceiras e autoridades do cooperativismo e do agronegócio.  

O vencedor da 19ª edição foi o cooperado Edgar Bastianello, de Nova Venécia. Seu café alcançou a pontuação média de 89,5 e foi produzido no Sítio Chapadinha, no Córrego Travessia. O cafeicultor também venceu o concurso em 2021, sendo bicampeão nesta edição. 

O segundo lugar foi para o cooperado Flávio Bastianello, que atingiu 89,1 pontos, com o lote de café produzido no Sítio Jequitibá, Córrego Travessia, no município de Nova Venécia (ES).  Já a terceira colocação ficou com a cooperada Margarida Gorete de Mello Bastianello, que atingiu 87,1 pontos com seu café produzido na Fazenda Primavera III, Córrego do Cardoso, no município baiano de Santa Luzia.  

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, ressaltou a importância dos anos de trabalho para os resultados alcançados. “Há muita dedicação, mas também muitos avanços. A 18ª edição do concurso foi um marco. A qualidade do conilon não tem limites. O momento é oportuno para a Cooabriel abrir novas fronteiras. Para isso, precisamos apresentar um café de boa qualidade”, disse. 

O ranqueamento dos Top 10 contou com a presença de dez provadores altamente qualificados, que avaliaram níveis de doçura, odores, nuances de sabores e outras características. A prova foi dirigida por Sílvio Leite, especialista com mais de 40 anos de experiência em classificação, degustação e controle de qualidade de café. Com participação em diversas provas nacionais e internacionais, Silvio é um dos grandes nomes em análise sensorial de cafés especiais no Brasil.    

“Estamos diante de um marco histórico: o descobrimento de uma bebida de café. Os canéforas, especialmente o conilon, têm apresentado qualidades nunca antes vistas no mundo. Isso é fruto do trabalho dos produtores, da ciência e resultado de todos os investimentos em prol dessas descobertas. O conilon ainda está distante do seu máximo potencial de qualidade. Temos ainda um caminho a percorrer e muito a descobrir”, afirmou Silvio. 

Os dez classificados receberam um total de R$ 100 mil reais em prêmios, além de um diferencial agregado em leilão. O leilão será realizado de forma on-line, por meio de uma plataforma digital, em novembro.  

O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, reforçou o papel fundamental do café conilon para a economia do Espírito Santo e do Brasil. “Podemos dizer que o Estado é o berço do conilon, pois aqui ele se desenvolveu. Por isso, entendemos que o conilon é capixaba e precisamos ter muito orgulho disso”, disse. 

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Evair de Melo, ressaltou a importância de a Cooabriel ter investido em um concurso de qualidade durante tantos anos. “O café conilon colhe grandes resultados vinte anos depois. Valeu todo o planejamento feito ao longo desses anos. A Cooabriel tem feito uma grande entrega à cafeicultura mundial, graças às suas iniciativas e aos seus cooperados. De certa forma, estamos reinventando a cafeicultura e vivendo um espírito de mudança, com novos horizontes e desafios pela frente”, ressaltou. 

A 19ª edição do concurso foi realizada em parceria com: AgroCP, Bayer, Café Brasil, Oxiquímica, Sicoob-ES, Sistema OCB/ES, Syngent e UPL. No evento, estiveram presentes as seguintes autoridades: o diretor executivo do Sistema OCB/ES e Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira; o Superintendente do CETCAF Frederico de Almeida Daher; o presidente do Sicoob Norte e do Sicoob Central, Bento Venturim; o presidente do Sistema OCB/ES, Pedro Scarpi Melhorim; o prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha e o secretário estadual de agricultura, Roberto Macedo Fontes.  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures