ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooabriel recebe primeiros lotes da nova safra de café canéfora

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A cooperativa Cooabriel, com sede em São Gabriel da Palha (ES), já recebeu os primeiros lotes de café canéfora (conilon) da colheita 2021/2022. À medida que os trabalhos de uma safra que promete ser maior já começaram, há perspectivas de um aumento de cerca de 20% no recebimento dos grãos da organização, quando comparado com ano passado.

De acordo com o gerente corporativo comercial da cooperativa, Carlos Augusto Pandolfi, em entrevista à Reuters, a expectativa é receber 1,8 milhão de sacas de 60 kg em 2021/2022, ante 1,495 milhão de sacas em 2020/2021, quando uma safra menor reduziu o volume recebido em 2019 (1,670 milhão de sacas).

Segundo ele, os trabalhos de colheita começaram timidamente e o volume recebido ainda não é representativo, mas está em linha com o que acontecem todos os anos nesta época, mesmo diante de maiores cuidados exigidos pela pandemia de Covid-19.

"Já começou a chegar um pouco do café, que chega [inicialmente] com baixa qualidade porque não está muito maduro", comentou, lembrando que a cooperativa está iniciando um trabalho para melhorar a qualidade e estimular a colheita na hora certa e as práticas adequadas de pós-colheita, como a secagem.

A partir de 15 de abril, quando os grãos estarão mais maduros, os recebimentos devem ser intensificados, acrescentou Carlos Augusto. Sobre as atividades em plena pandemia, o gerente avalia que ela poderá trazer alguma dificuldade, mas nada que possa trazer prejuízos para a logística, até porque, segundo ele, já teve o aprendizado do ano passado.

Com relação ao tamanho da produção, ele disse acreditar em uma safra igual ou maior que a de 2019, evitando fazer projeções. A safra brasileira de canéfora (conilon) poderá aumentar até 16% ante 2020, para 16,6 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que no intervalo menor da sua projeção admite a hipótese de uma leve queda de 1,2%.

Para o Espírito Santo, a Conab projeta aumento de até 22,7%, para 11,3 milhões de sacas de conilon, na faixa mais alta do intervalo, enquanto vê crescimento de até 9,3% na Bahia, para 2,3 milhões de sacas. A cooperativa atua nos dois estados.

A analista de mercado da Cooabriel, Renata Vaz, aponta que a cooperativa "mudou a escala" de suas exportações, após a criação de um departamento específico para realizar vendas diretas, sem o intermédio de tradings, e desenvolve um programa para melhorar a qualidade do produto.

De julho a dezembro de 2020, a cooperativa realizou exportações de cerca de 300 toneladas (5 mil sacas de 60 kg), volume equivalente ao exportado apenas em janeiro deste ano, o que dá uma dimensão do crescimento.

Renata explicou que a Cooabriel lançou, em março, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo, o programa Café Conilon – Origem Singular para melhorar a qualidade do grão da região, que inicialmente terá participação de cerca de um sexto das mais de 6 mil famílias produtoras associadas à cooperativa.

Segundo a analista, a boa qualidade do café está deixando de ser um diferencial para ser uma exigência e, com o programa, os participantes serão orientados a realizar a colheita no momento certo, além de adotar as melhores práticas de pós-colheita.

As informações são da Reuters.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures