ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conselho Nacional do Café dialoga sobre sustentabilidade no setor cafeeiro em evento internacional

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/04/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

O Conselho Nacional do Café (CNC) embarca para Berlim, na Alemanha, para participar da reunião do projeto “Diálogo sobre Sustentabilidade do Café”, que será realizado nos dias 4 e 5 de maio, na capital alemã. O encontro está sendo promovido para discutir a renda próspera e digna no setor cafeeiro, assim como impor ações de transparência e rastreabilidade do café produzido no mundo. Além disso, está proposta uma discussão sobre as crises climáticas e o impacto da cafeicultura no meio ambiente.

“Justificando a nossa participação, em nossa visão, medidas são tomadas pelo mercado sem que tenham conhecimento da realidade da produção de café do Brasil. É de nossa responsabilidade, como representantes das cooperativas de produção, mostrar e colocar com participação presente os temas que serão discutidos, que são extremamente sensíveis, e não podemos nos calar sem esclarecer a realidade da cafeicultura nacional”, explica Silas Brasileiro, presidente do CNC.

O CNC levará à Alemanha informações importantes sobre os projetos desenvolvidos no Brasil, como por exemplo, o Programa Café Produtor de Água. O Conselho Nacional do Café, com uma visão voltada para a proteção dos mananciais e matas ciliares, lançou o programa em 2021, em convênio com as associações e cooperativas vinculadas à entidade, além dos parceiros: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB – Sescoop), Ministério da Agricultura e Pecuária, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Prefeitura de Alpinópolis/MG e Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).

Os objetivos são: cuidar do meio ambiente com a preservação das matas ciliares, protegendo os mananciais, além de proporcionar a recuperação de estradas vicinais, fundamental para escoamento da produção e melhoria da qualidade de vida da população rural. Como consequência, evitará o assoreamento de rios e lagos, promoverá proteção de nascentes, oferecerá a construção de bacias de contenção, evitando, assim, erosões. 

Parte da estratégia de implementação prevê premiar os produtores rurais de café, por serviços ambientais prestados, que se comprometem e executam o conjunto de ações preconizadas pelo Programa.

Alemanha: Importante parceiro comercial

Silas Brasileiro, presidente do CNC, lembra que a Alemanha é o segundo maior comprador de café do Brasil, sendo um importante parceiro comercial nacional. “O CNC vai à Alemanha, que é um player importante, para mostrar aos europeus que o café produzido no Brasil é de extrema qualidade, e tem um programa cooperativista inigualável no mundo. Nosso café é o mais avançado no mundo quando o assunto é produção sustentável, o que atendemos muito bem social, ambiental e economicamente. Apesar disso, as últimas imposições do mercado externo têm aumentado os custos de produção sem rentabilizar o produtor. Estamos trabalhando por uma remuneração mais justa aos produtores que cultivam com responsabilidade, vamos explicar para o mercado que é para atendimento da legislação Europeia e que necessitamos de tempo para sua aplicação no campo”.

Encontro conjuntos dos comitês técnicos

Para alinhar a pauta da regulamentação do Parlamento Europeu a produtos livres de desmatamento, o CNC promoveu um encontro conjunto dos seus comitês técnicos nesta sexta-feira (28). “Estamos trabalhando em ações conjuntas apresentando soluções para esclarecimento sobre a legislação ambiental em nosso país, destacando o Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Por isso, compreender o avanço da rastreabilidade demandada pela nova regulamentação e mercado e manejo de carbono são estratégicos para estarmos preparados para tomadas de decisão”, ressaltou Silas Brasileiro.

A reunião conjunta dos quatro comitês técnicos do CNC com os convidados, o professor Antonio Zamunér, Universidade de Catalão e Luiz Grossmann, CEO da Optionline, “foi para mostrar que no Brasil se produz café dentro do princípio da sustentabilidade, discutir o manejo do carbono, a rastreabilidade, ações que já estamos aplicando. No entanto, o destaque se faz por um fator preponderante: o tempo.

As informações são do Conselho Nacional do Café (CNC).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures