ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conselho da OIC apresenta rede de promoção ao consumo de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/09/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Brasília, 26 de Setembro de 2008.

O Conselho Internacional da OIC (Organização Internacional do Café), em reunião realizada na tarde de ontem (25), em Londres (ING), apresentou a seus membros o programa de promoção para o consumo do café. Trata-se de uma rede virtual, dentro da qual várias comunidades discutem os interesses de toda a cadeia.

A rede opera em moldes similares aos do Peabirus, em funcionamento no Brasil. Entre os objetivos principais, constam a promoção das origens e o aumento do consumo interno dos países produtores. A plataforma está em operação há quatro meses, contando, aproximadamente, com 200 membros de diversos países. Os interessados em participar da rede devem acessar o endereço eletrônico: www.coffeeclubnetwork.com.

Na reunião de ontem, também foi discutido o programa de atividades da Organização Internacional do Café para o biênio 2008/09. Dez itens foram sugeridos:

1) Promover a cooperação internacional em questões relativas ao café;

2) Proporcionar um foro para consultas sobre questões cafeeiras e maneiras de se alcançar um equilíbrio razoável entre oferta e demanda mundiais, em bases que assegurem, aos consumidores, o abastecimento adequado de café a preços eqüitativos e, aos produtores, mercados a preços remunerativos, que contribuam, em longo prazo, para um equilíbrio entre produção e consumo;

3) Criar um foro de consultas com o setor privado;

4) Facilitar a expansão e a transparência do comércio internacional do café;

5) Constituir um centro para coleta, difusão e publicação de informações técnicas, dados estatísticos, estudos e pesquisas;

6) Incentivar os membros a desenvolver uma economia cafeeira sustentável;

7) Promover, incentivar e ampliar o consumo de café;

8) Proporcionar análise e assessoramento no preparo de projetos que beneficiem a economia cafeeira mundial;

9) Fomentar a qualidade;

10) Desenvolver programas de informação e treinamento destinados a auxiliar a transferência de tecnologias relevantes aos membros da OIC.

Dentre os itens sugeridos, apenas o número 9 (fomentar a qualidade) não foi aprovado, pois, em suas atividades, consta a harmonização da Resolução 420 da OIC - que fixa padrões mínimos de qualidade - com a norma ISO 10.470/2004 sobre defeitos do café. O veto partiu da delegação brasileira em função da possibilidade de se afetar os padrões internos praticados no país. Este item voltará a ser debatido na próxima reunião da Organização.

Um outro ponto definido na reunião de ontem se refere à realização da Conferência Mundial do Café. O evento foi confirmado para o período de 26 a 28 de fevereiro de 2010, na Guatemala.

Estatísticas - O Comitê de Estatísticas da OIC foi outro a se reunir na tarde de ontem. Os membros acolheram com entusiasmo as propostas contidas no plano de ação estratégico para o ciclo 2009/14, particularmente no que se refere à transparência do mercado. Neste sentido, o presidente do Comitê alertou aos membros sobre a importância das estatísticas do novo AIC 2007, propondo, ainda, que a OIC avalie a possibilidade de inserção dos seguintes estudos a serem realizados pelo Secretariado:

• volume de empregos gerados na cadeia do café;

• custos de produção;

• volume de impostos gerados aos países produtores;

• volume dos impostos cobrados nas importações;

• volume de impostos cobrados nas reexportações; e

• PIB do agronegócio café no mundo, separado por países exportadores e importadores.

O presidente do Comitê informou que esses estudos sobre a economia cafeeira mundial irão colaborar para a tomada de decisões de caráter econômico em bases mais precisas, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento sócio-econômico da cafeicultura mundial.

Gilson Ximenes
Presidente

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures