ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça as principais exportadoras de café do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2008

1 MIN DE LEITURA

2
1
Nos últimos anos, a disputa pela vice-liderança nas exportações brasileiras de café verde começou a ficar mais acirrada com a entrada de novas torrefadoras no mercado e estratégia mais agressiva das tradicionais companhias do setor. Uma vez que a Unicafé reina absoluta há 18 anos no topo da lista, o alvo das maiores exportadoras instaladas no país é alcançar a segunda colocação.

Jair Coser, cafeicultor presidente da Unicafé, a maior companhia exportadora de café do Brasil e do mundo, diz que a permanência de sua empresa na liderança dos embarques do produto por tantos anos é reflexo de muita persistência. Na safra 2007/08, a Unicafé exportou 2,082 milhões de sacas, ou quase 8% dos volumes totais embarcados no país no mesmo período. Desse total, mais de 95% foram do tipo arábica.

A segunda posição do ranking foi conquistada pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), de Minas Gerais. Há duas safras, a Cooxupé mantém-se como a segunda maior exportadora do país, conforme o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Em 2005/06, ocupava a quarta colocação. "Tem sido um trabalho de formiguinha", afirma Joaquim Libânio Ferreira Leite, diretor de exportação da maior cooperativa do país.

O avanço dos embarques da Cooxupé é expressivo. Em 1999, os volumes foram de 1,05 milhão de sacas. Na safra 2007/08, exportou quase 1,5 milhão de sacas. Segundo Guilherme Braga, diretor-executivo do Cecafé, torrefadoras como a Sara Lee, Santa Clara e Melitta são outras grandes empresas exportadoras, responsáveis por embarques de cerca de 400 mil sacas por safra, cada uma.

Outra novata na exportação é a a Outspan Brasil, trading de café controlada pela Olam International, no país desde 2005. Na contramão desse movimento está a Marcellino Martins & E. Johnston, controlada pela EDF & Man. A empresa chegou a disputar a liderança com a Unicafé em 2005/06, mas paralisou as atividades há alguns meses, informou o Cecafé.

Com faturamento de R$ 670 milhões, a Unicafé movimenta entre 2,5 milhões e 2,7 milhões de sacas de café de 60 quilos por safra, das quais mais de 80% são exportados. As informações são do jornal Valor Econômico.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDUARDO CASTRO

EM 11/05/2020

preciso de fornecedores par exporter café para a Asia, onde tenho clients e contatos
LUIZ ALBERTO VALENÇA

PORTO DA FOLHA - SERGIPE - CAFETERIAS E PONTOS DE VENDA DE PRODUTOS DE CAFÉ

EM 09/12/2019

Eu trabalhei na mercantil de café que depois passou par
a mercantil Trading s/a
De 1979 a 2004.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures