ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conab: preço no mercado brasileiro deve melhorar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/04/2008

1 MIN DE LEITURA

1
0
A tendência dos preços do café no mercado brasileiro é de alta, apesar da redução ocorrida às vésperas da Semana Santa, em Minas Gerais e no Espírito Santo, principais praças de comercialização do grão. A análise é do técnico da Conab, Jorge Queiroz, que atribui a mudança à crise que atingiu os Estados Unidos, afetando também outros setores.

"Essa queda não ocorreu exclusivamente com o café, mas de forma generalizada, entre as outras commodities", esclarece. Segundo ele, o motivo do recuo das cotações se liga à atual crise das hipotecas de alto risco (Subprime), deflagrada naquele país, com reflexo em outros continentes.

"Isto obrigou alguns fundos de investimentos migrarem das bolsas de mercadorias, onde estavam posicionados em commodities agrícolas, para outras aplicações, como ouro, dólar e títulos do tesouro americano".

Queiroz explica que a baixa ocorrida nos preços do grão significou, na realidade, uma correção de valores que devem voltar nas próximas semanas ao patamar mais elevado registrado anteriormente, tendo em vista "que não houve nenhuma alteração nos principais fundamentos de mercado: demanda mundial crescente, estoques reduzidos e produção estabilizada".

Até o próximo dia 12 de abril, técnicos da Conab e do IBGE estarão em campo conferindo a evolução de plantio do café, no segundo levantamento da cultura. O resultado será divulgado no dia 8 de maio. A projeção atual, anunciada em janeiro, está entre 41,3 a 44,2 milhões de sacas.

As informações são da Conab.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSEPH CRESCENZI

ITAIPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/04/2008

O mundo aguarda uma fonte confiável para obter duas coisas: a previsão da safra anual, não somente este ano, e um número de estoques particulares, cooperativas e do Governo Federal.

Enquanto não existir essas informações de forma frequente e representativa da verdade, estaremos à mercê dos poderosos interessados exportadores. O interesse destes é somente comprar mais barato no momento, e sequer se preocupam com a saúde fiscal do produtor.

Exemplo da safra de 2007, quando dois órgãos oficiais do Governo Federal, a CONAB e o IBGE soltaram números com uma diferença entre eles igual a produção de México, situação que serve somente os interesses das empresas soltando 53 milhões ou mais para 2008.

Nenhum produtor quer escutar números que não refletem a verdade, pois somente com a real situação teremos como saber se devemos aumentar ou reduzir nossos investimentos nas lavouras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures