ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita deve iniciar em junho na maioria das áreas

POR NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/04/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
Para 2011, espera-se uma boa safra visto que a florada foi muito uniforme, o que uniformiza também a maturação dos grãos. Lembrando que o volume colhido será menor que do ano passado, devido a bienalidade negativa da cultura.

Diante dessa situação, o leitor do CaféPoint Erásio Júnior, produtor de café na Alta Mogiana comentou que quanto a boa safra mencionada, não é para tanto.

"Será uma decepção se o produtor estiver otimista, achando que será igual ao histórico dos anos anteriores em relação a bianualidade de safra baixa, que geralmente as lavouras mais adultas ainda produzem cerca de 20 a 30% que do ano anterior, de safra alta. Acho que será muito diferente nesse ano, pelo menos em nossa região da Alta Mogiana e sudoeste mineiro.

Com a estiagem prolongada do ano passado, os cafezais sofreram um estresse hídrico maior que o esperado, ocorrendo um fenômeno climático, causando uma frustração de safra, vindo as flores se tornarem ramos. Ramos estes, secundários, deixando a planta com muito vigor, mas sem frutos, somente folhas.

A colheita na região, geralmente começa na segunda quinzena de maio, mas com esse volume alto de chuvas nos últimos 2 meses, haverá um atraso de no mínimo 30 dias. O mercado terá que esperar, porque nós produtores não podemos correr o risco que colhermos nossos frutos verdes, comprometendo a qualidade do grão e também no deságio do preço."

Produtores de demais regiões produtoras também apontaram o início de junho para início da colheita.

O Engenheiro Agrônomo Bernardo G. Schlieper Junior, de Boa Esperança/MG, comenta que na região o café ainda está muito verde e que a arruação deve começar só após o dia 20 de abril. Na região a porcentagem de verde é de 80%, segundo Marco Antônio Jacob.


Foto: Otacilio Junior_Propriedade de Edy Martins Morais - Caiana/MG (via MyPoint)

Para a região de montanha do Espírito Santo o cenário se mostra um pouco diferente das demais citadas. De acordo com o leitor Edimar Gonçalves Carvalho, de Guacuí, a colheita se iniciará na segunda quinzena de abril e se intensificará durante o mês de maio. "A partir da segunda quinzena de maio teremos as primeiras ofertas de café bebidas dura CD na região."

Nas montanhas do ES o voume de café deve ser menor que do ano passado, com 10% de quebra em função do veranico e uns 30% a menos em função da bienalidade.

Diogo Dias T. de Macedo, da Fazenda Recreio em São Sebastião da Grama/SP comenta que na Fazenda Recreio a colheita terá início em 16 de Maio, nos Bourbons mais novos, mas o ponto de colheita ideal mesmo se firmará em Junho/Julho. "O que tenho notado por aqui é que devido a uma florada mais uniforme (tivemos 1 florada grande e mais 2 bem pequenas) está ocorrendo uma maturação mais "forçada" devido há um grande dreno, principalmente nas lavouras bem carregadas."

Em função disso, Diogo aponta algumas ações que tem feito com sucesso para colher menos verde. Para isso, ele colhem as lavouras menos carregadas no início, isso "desocupa" as árvores para a próxima safra, colhendo menos verde.

"Outro ponto positivo é quanto a mão de obra, pois ficando as lavouras carregadas para o final, evita que o pessoal nos abandonem no fim de safra", diz Diogo.

"O negócio é que café demora seus lá 9 meses para concluir sua maturação, uns um pouco mais e outros um pouco menos, dependendo da variedade, mas o que acontece mesmo é que precisamos colher um pouco de verde no começo, para não deixar cair no chão no final, sempre tentando colher o máximo de grãos maduros. Não fazemos arruação mecânica a uns 5 anos, e isso não tem impedido de varrer algumas lavouras, mas tentamos evitar ao máximo varrer café."

Como mais algumas dicas para preparação para colheita, na Fazenda Recreio já estão fazendo manutenções nas máquinas para evitar possíveis paradas durante a colheita.

Agora é hora de fazer mais uma boa limpeza nas estruturas, cotar e comprar material de colheita, EPI´S e sacaria. Além disso, realizar um reparo nos carreadores e estradas para agilizar e evitar desgaste de maquinário e conservação dos mesmos. E ainda, torcer para que as chuvas da época não prejudiquem a colheita e qualidade dos grãos.

Boa sorte a todos!
Foto: Natália Sampaio Fernandes

NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures