ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita de café da Colômbia foi de 10,9 milhões de sacas ao fechamento de 2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/01/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
A produção de café da Colômbia durante o ano de 2013 foi de 10,9 milhões de sacas de 60 quilos, nível que está dentro das estimativas da Federação Nacional de Cafeicultores e que são resultado em boa parte do bem sucedido programa de renovação implementado pela Federação, que conseguiu elevar a produtividade e a sanidade vegetal dos cafezais.

Vale recordar que, devido à chamada onda de inverno, a Colômbia intensificou seus programas de renovação de cafezais, principalmente por variedades resistentes à ferrugem. Durante os últimos cinco anos, o país renovou mais de 2,8 bilhões de cafezais, aumentando a densidade das plantações, sua capacidade produtiva e reduzindo a idade média dos cultivos.

As mudanças estruturais anteriores nas plantações de café possibilitaram o importante salto na produtividade e produção de café registrado em 2013, que permitiu ao setor cafeeiro dinamizar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e a Colômbia recuperar seus níveis históricos de produção, além do terceiro lugar no marco dos países produtores de café.

“2013 foi sem dúvida um período de grandes desafios para o setor cafeeiro, mas também, de importantes conquistas. A recuperação da produtividade é, sem dúvida, o mais significativo, pois a maior produtividade contribui para recuperar a competitividade. Esperamos que a produtividade média siga aumentando em 2014, o que ajudará em parte a compensar o panorama incerto de preços internacionais”, disse o gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz Ortega.

A recuperação na produção de café está em sintonia com o aumento nas exportações totais, que também cresceram significativamente. Vale notar que em 2013, o interesse e as visitas de compradores de café de qualidade ao país aumentaram notoriamente, dadas as dificuldades que enfrentam os outros países produtores de café suave com o fungo da ferrugem do café.

Em 2013, as exportações de café da Colômbia cresceram em 35% e ficaram em 9,7 milhões de sacas, produto que vai atender diretamente a crescente demanda por café de alta qualidade.

Os dados são do site www.federaciondecafeteros.org, adaptados pelo CafePoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures