ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Código florestal: Dilma diz que prefere ver o governo perder a anistiar desmatadores; votação é hoje

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/04/2012

3 MIN DE LEITURA

1
0
No primeiro sinal de enfraquecimento dos ruralistas na Câmara, o deputado Paulo Piau (PMDB-MG) acenou ontem (23) com a possibilidade de mudar seu relatório sobre a reforma do Código Florestal "até a hora da votação", prevista para hoje, em troca de um acordo com o governo.

A presidente Dilma Rousseff (PT) reiterou ontem que prefere ver o governo perder a concordar com a anistia a desmatadores. Isso significa que a chance de um acordo para a votação está cada vez mais distante se os ruralistas insistirem na oposição à exigência de faixas mínimas de recuperação das áreas de preservação permanente.

Piau insiste em eliminar do texto aprovado em dezembro no Senado a exigência de os proprietários de terras recuperarem pelo menos 15 metros da vegetação às margens dos rios. "É uma burrice imensa tratar todos os biomas de forma igual. Inteligente é não definir faixas mínimas e fazer a análise por bioma, por bacia", disse Piau.

O texto aprovado pelo Senado e defendido pela presidente estabelece faixas mínimas de recuperação da vegetação entre 15 metros e 100 metros, dependendo da largura dos rios. Essa regra já é atenuada para os pequenos produtores. Piau defende uma faixa de recuperação mínima de 5 metros para rios mais estreitos, além de benefícios aos médios proprietários rurais.

Ontem, a presidente disse ao deputado Márcio Macêdo (PT-SE) que prefere perder a votação na Câmara a romper com o compromisso assumido durante a campanha eleitoral. Principal adversário de Dilma na disputa ao Planalto, José Serra, do PSDB, declarou ontem apoio ao texto do Senado, em mensagem no Twitter: "Bem ou mal, o substitutivo do Senado sobre o Código Florestal expressava um acordo político. Voltar atrás é jogar no quanto pior melhor", disse o candidato à Prefeitura de São Paulo, em mais um sinal de isolamento do relator. Em maio do ano passado, tucanos apoiaram a anistia aos desmatadores.

Questionado se não haveria votos suficientes na Câmara para aprovar o relatório que apresentou na semana passada, Piau esquivou-se: "Não tenho essa avaliação de votos nem estou preocupado com isso". Sobre a resistência da presidente Dilma a um acordo que envolva anistia a desmatadores, ele disse: "Se não aceitar, o único caminho é o voto".

Em caso de derrota do texto do Senado, Dilma deverá vetar a reforma do Código Florestal, o que aumentaria a insegurança jurídica dos proprietários de terra que descumprem a atual regra de proteção do meio ambiente.

O líder do PV na Câmara, deputado Sarney Filho (MA) alega que Piau é autor de uma das propostas que foram apensadas ao texto do código quando a matéria ainda tramitava na comissão especial criada para discutir o assunto. De acordo ele, pelo que prevê o Artigo43 do Regimento Interno da Câmara, o peemedebista estaria impedido de relatar a proposta.

A questão de ordem é mais uma tentativa do PV de adiar a votação do novo Código Florestal, por discordar do texto. A intenção do partido é postergar a votação da matéria para depois da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para o mês de junho na capital fluminense.


A estratégia do governo para a votação será discutida na manhã de hoje pelo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), os líderes da base e titulares de quatro ministérios: Relações Institucionais, Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Agrário. "É uma prerrogativa da presidente Dilma vetar ou não. Nosso limite é o relatório aprovado no Senado", disse o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP). O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), disse que mantém o compromisso com o relatório de Paulo Piau.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DR. JAIRO PINTO DE CARVALHO

SALVADOR - BAHIA

EM 25/04/2012

Salvador - Bahia,25..04.2012-4ª feira.

Olá. Tenho acompanhado os absurdos cometidos e declarados pelo tal deputado do PMDB-MG, são estarrecedores! Fico admirado com o DESCASO DOS AGROPECUARISTAS COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. É uma GRANDE ESTUPIDEZ O QUE PRETENDEM, OU SEJA, O ASSOREAMENTO DOS RIOS POIS É NO QUE VAI DAR, OU MELHOR, JÁ ESTÁ OCORRENDO DE HÁ MUITO TEMPO MAS A GANÂNCIA, O DISPARATE E A ESTÚPIDA BURRICE JÁ ESTÃO PROPICIANDO A DESTRUIÇÃO DOS BIOMAS, PREJUDICANDO AOS PRÓPRIOS AGROPECUARISTAS POIS SEM TERRA FÉRTIL, EM SE PLANTANDO NADA DÁ!  PORTANTO É UMA FACA DE DOIS GUMES. A DESERTIFICAÇÃO DE TERRAS É UMA REALIDADE, A DIMINUIÇÃO DO VOLUME DE ÁGUA DOS RIOS É OUTRA, VEJAM O ESTADO ATUAL, DO RIO SÃO FRANCISCO É TEMERÁRIO, MENOS PARA OS CEGOS E GANANCIOSOS QUE SÓ QUEREM DESMATAR E DESMATAR! O Código Florestal em projeto, mesmo sem as estúpidas emendas do tal deputado ainda assim poderia ser melhor. O QUE MAIS É PRECISO É QUE OS BRASILEIROS TENHAM VERGONHA NA CARA E NÃO ELEJAM INCOMPETENTES E SAIBAM MAIS COMO REAGIR AOS ABSURDOS COMETIDOS. QUEM SABE NUM BELO DIA CHEGAREMOS LÁ?, MAS PRECISAMOS, PARA QUE ISTO OCORRA, DEFENDERMOS A NOSSA DIGNIDADE NACIONAL ,A  MAIOR DIFICULDADE É RESPEITARMOS E CUMPRIRMOS AS LEIS, MANDANDO PARA A CADEIA OS MARGINAIS DISFARÇADOS DE SALVADORES DA PÁTRIA. É NECESSÁRIA UMA MUDANÇA DRÁSTICA NA MENTALIDADE NACIONAL POIS, NEM PARA TUDO TEM QUE HAVER DETERMINADA LEI, BASTA SE TER CARÁTER E NÃO FICAR PROCURANDO BRECHAS NAS PÉSSIMAS LEIS SANCIONADAS E VIGENTES. QUE TAL UMA REVISÃO GERAL EM TODA A LEGISLAÇÃO?, PRINCIPALMENTE, NAS PENAIS E PROCESSUAIS PENAIS, CLT E ETC... DEFENDO,TAMBÉM, A  EXCLUSÃO  DAS PRESCRIÇÕES CONTIDAS NAS LEIS QUE SÓ BENEFICIAM AOS MARGINAIS!

Grato pela atenção.

J.P.C.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures