ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cocatrel lança café produzido pelas mulheres do Grupo Cafeína Cocatrel

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi a data escolhida para a realização do evento que marcou o lançamento do novo café Cafeína Cocatrel, que aconteceu na cafeteria da cooperativa em Santana da Vargem e contou com a participação da maioria das integrantes do grupo, que puderam degustar e conhecer, em primeira mão, como o café produzido por elas está sendo disponibilizado no mercado. O café Cafeína Cocatrel agora faz parte da linha regular de cafés industrializados da Cocatrel.

Criado em março de 2019, o Grupo Cafeína Cocatrel surgiu como forma de reunir as mulheres cooperadas, valorizar o trabalho feito por elas na produção de cafés especiais e conseguir melhores negociações na exportação. A iniciativa da cooperativa acompanhou a tendência mercadológica de exaltar o empoderamento feminino ligado ao café, movimento que surgiu a partir da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA). Desde sua criação, o grupo tem sido estimulado a participar de cursos de capacitação e eventos ligados ao café.

A demanda internacional por cafés produzidos por mulheres tem sido atendida pelo setor de cafés especiais e exportação da cooperativa, o CDT (Cocatrel Direct Trade). O setor tem conseguido negociações com ágio significativo para os cafés do grupo, que consequentemente é repassado para as mulheres. A integrante do grupo Laiz Figueiredo afirma que a valorização na hora da venda do café incentiva a cada vez mais produzir cafés de qualidade. "Nós percebemos que o mercado internacional está ativamente buscando cafés produzidos exclusivamente por mulheres, e é exatamente o que oferecemos aos compradores. E o ágio que conseguimos nessas negociações é um incentivo muito importante", destaca. 

O grupo estreitou laços entre produtoras que, em alguns casos, nem sequer se conheciam. Para a integrante Adalgisa Sério, fazer parte desse grupo é muito importante: "permite que as mulheres troquem muita informação, conhecimento e, principalmente, cria uma rede de apoio entre as integrantes do grupo. Nós nos ajudamos muito e diariamente de uma forma muito sincera e honesta. Uma cooperativa tão grande como a Cocatrel tem o dever de unir as mulheres produtoras, a iniciativa de criar esse grupo em 2019 foi um grande acerto". Exaltar o trabalho feito pelas cooperadas através do Grupo Cafeína Cocatrel além de criar conexões entre as cooperadas revela a preocupação da Cocatrel em valorizar todo esforço e dedicação dessas mulheres que são muito atuantes no universo agrícola que historicamente foi um “lugar” ocupado por homens.

O café é da categoria gourmet, e trata-se de um blend criado pela Cocatrel entre cafés depositados pelas cooperadas. Uma novidade da embalagem é o fechamento com tin-tie, que preserva o aroma e sabor do café mesmo após a abertura. Além disso, o pacote também vem com a válvula aromática, que permite que os gases do café escapem, mas impede a entrada de oxigênio. Ou seja, a qualidade e frescor do café são preservados – e a válvula ainda funciona como uma ‘degustação’ para sentir o aroma do café com a embalagem fechada. 

O Cafeína Cocatrel é um café produzido por mulheres cooperadas da Cocatrel. Possui aroma e sabor marcantes, com notas de chocolate e caramelo combinadas à acidez cítrica: delicioso para momentos especiais. O novo café já está disponível para venda nas cafeterias da Cocatrel e loja on-line, com entregas para todo o Brasil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures