ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Centro de Excelência em Cafeicultura é inaugurado em Minas Gerais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/10/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Varginha (MG) acaba de ganhar um Centro de Excelência em Cafeicultura. O espaço é dedicado ao ensino e incentivo à pesquisa na produção do café, e foi criado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Senar Nacional, e em parceria com o Sistema Faemg Senar. A inauguração oficial aconteceu hoje (26/10).

O Centro de Excelência em Cafeicultura pertence a um projeto maior, que prevê a implementação, em várias regiões do país, de mais sete centros nacionais de educação profissional e tecnológica em diversas áreas de produção. Antes deste, surgiram dois outros - um dedicado à fruticultura, em Juazeiro, na Bahia, e outro à produção de gado de corte, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Varginha, no Sul de Minas, concentra prestadores de serviços, armazéns, corretoras e as principais exportadoras dos grãos nacionais, o que a torna um local estratégico na produção e comercialização de cafés no estado. "O café é o principal produto da agropecuária em Minas, e representa 36% da pauta de exportação do agro no estado", explica Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.

Para se ter uma ideia da centralidade da região, o Sul de Minas produz, anualmente, uma quantidade de café equivalente à da Colômbia, que é o 3º maior produtor mundial. “O centro nacional de excelência em cafeicultura representa mais um passo em direção ao desenvolvimento e competitividade desta importante atividade produtiva", diz Salvo.

O novo centro em Varginha começa a operar em março de 2024, com a oferta de um curso técnico em cafeicultura (80% das atividades presenciais e 20% ministradas a distância). Outras aulas programadas, no modo EaD, compõem o curso de técnico em agronegócio e uma graduação tecnológica.

Além de cursos e desenvolvimento de projetos em nível nacional,  o Centro de Excelência em Cafeicultura espera também estabelecer parcerias, no intuito de desenvolver e apresentar inovações aos proprietários rurais. Os pilares privilegiados de capacitação de toda a cadeia produtiva são conhecimentos técnicos, tecnológicos e de gestão. "Aqui, teremos mais um local para a formação de técnicos em cafeicultura, com a pretensão de ser referência em inovação e tecnologia”, acredita Salvo.

Com um investimento superior a 13 milhões de reais em obras, o centro ocupa mais de 5 mil metros quadrados de um terreno doado pela Prefeitura de Varginha. Além de salas de aula, o espaço conta com laboratórios para classificação, torra, moagem e degustação de cafés, cafeteria, biblioteca, auditório (para mais de 250 pessoas), além de área de convivência e cafeteria. 

Mais informações: Sistema FAEMG SENAR

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures