ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafés do Brasil na Foodex Japan 2009

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/03/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Pelo quinto ano consecutivo, os Cafés do Brasil estarão presentes na Foodex, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, que começa amanhã, terça (3) e se estende até sexta-feira (6), na cidade de Chiba, na região metropolitana de Tóquio, no Japão. O estande, de 40 metros quadrados, integra a área do pavilhão brasileiro, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A delegação de empresários do setor de café está sendo acompanhada por Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café e gerente comercial do PSI - Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados, realizado pela entidade em parceria com a Apex Brasil.

O Japão é o 4º maior comprador do café torrado e moído industrializado por empresas brasileiras. "Estamos dando continuidade ao processo de promoção dos nossos cafés, iniciado há cinco anos, e que aos poucos vai consolidando a imagem de produtos diferenciados, com ampla variedade de aromas e sabores", diz Nathan Herszkowicz. Em 2008, as exportações de café industrializado, tradicionais e gourmets, para o Japão foram de US$ 1,7 milhão. A expectativa para 2009 é uma receita de US$ 2,5 milhões.

Negócios em potencial

A participação na Foodex tem influenciado positivamente nos negócios de indústrias como a Café Bom Dia e a Café Turmalin. "Iniciamos a nossa participação no PSI em 2005 e um dos benefícios do programa tem sido o de facilitar o acesso das empresas a importantes feiras internacionais, como a Foodex, e a mercados ainda pouco explorados pelo Brasil", diz Toshiya Shimano, diretor da FATEC/SA, que produz o Café Turmalin. Para ele, "a Foodex é uma valiosa porta de entrada para o mercado asiático". Os negócios com a Ásia representam hoje 10% dos negócios da FATEC.

Para Sydney Marques Paiva, presidente da Café Bom Dia, empresa que pelo terceiro ano consecutivo participa da Foodex, "este espaço que a APEX oferece nos dá a oportunidade de levar e mostrar ao continente asiático o que temos de melhor. É, sem dúvida alguma, uma oportunidade imperdível". Em 2008 o Japão teve 5% de participação nas exportações da empresa. Entre os clientes conquistados, estão a rede de supermercados Seiyu e diversos importadores localizados, de menor porte. Este ano, a Bom Dia leva para a Foodex as marcas National Geographic, Café Brazil, em latas de 39oz; Marques de Paiva Rainforest 250g, Marques de Paiva Fairtrade House Blend 250g, e Marques de Paiva Fairtrade Espresso 250g.

Exigências do mercado

O mercado asiático, diz Toshiya Shimano, da FATEC, é extremamente exigente quanto à qualidade dos produtos e confiabilidade do fornecedor. "A principal exigência é o alto padrão de qualidade, o que é bastante positivo para nosso Café Turmalin que, além de apresentar a qualidade exigida, também apresenta a importante Certificação ISO 22000, que se refere à Segurança do Alimento".

Sydney Marques Paiva também define o mercado asiático como bastante conservador e que busca qualidade, confiabilidade e lealdade. "Eles querem, sim, ter produtos ´fresh´, e cada vez mais produtos sustentáveis e com 100% de rastreabilidade", diz, completando: "E aí é o nosso forte". A indústria Bom Dia é uma das empresas de café que mais certificações têm em todo o mundo.

De acordo com Marques Paiva, "o mercado asiático tem características bastante peculiares, o que é natural, principalmente pelo fato de terem uma cultura milenar. Por isso, analisar o comportamento de consumo daquela região requer muita cautela. O processo de decisão do japonês diferencia-se muito em relação ao ocidente". Participar de feiras como a Foodex é, portanto, de entender e aprender a trabalhar com esse mercado.

As informações são da Tempo de Comunicação.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures