ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultores do Cerrado Mineiro são destaque em premiação sobre sustentabilidade

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/07/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

A revista Globo Rural, com patrocínio da Cargill e apoio metodológico da Fundação ECO+ e Rabobank, apresentou os vencedores da última fase do  7º Prêmio Fazenda Sustentável. Quatro produtores de café da Região do Cerrado Mineiro (RCM) chegaram na reta final. 

No sétimo ano de realização, o Fazenda Sustentável analisou 44 propriedades rurais em suas atividades ambientais, sociais e econômicas. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (21), em São Paulo, e reuniu produtores rurais, líderes do setor agropecuário e representantes de diversas cadeias do agronegócio.

Na categoria de Pequena Propriedade, a Fazenda Santa Bárbara, localizada em Monte Carmelo (MG), e pertencente aos cafeicultores Juliana Rezende Mello e Rafael Ramos Tomas, conquistou o segundo lugar. "A equipe da Fazenda Santa Bárbara é a alma de tudo o que está acontecendo aqui. Esse prêmio abre espaço para que a gente possa compartilhar práticas sustentáveis e mostrar que é possível", disse Juliana.

Em terceiro lugar, na mesma categoria, ficou a Fazenda São Paulo, localizada em Patrocínio (MG), propriedade dos produtores João Batista Montanari, Marcelo Montanari e Roger Montanari. "O prêmio de sustentabilidade contribui para a divulgação das práticas de Agricultura Regenerativa que é a nova forma de produzir, usar a biodiversidade a favor da produção, reduzir a dependência de insumos químicos, criar água e sequestrar carbono. Essa prática é o futuro da agricultura sustentável e a região do Cerrado Mineiro é o cenário desta transformação", destacou Roger Montanari, gerente administrativo do Grupo Montanari. 

Na categoria de Média Propriedade, a Fazenda Reserva Heitor, situada em Patos de Minas (MG), e de propriedade de Marcus Heitor de Queiroz e Mariana Heitor, conquistou a segunda posição. "A fazenda é uma empresa familiar. Eu sou a terceira geração no agronegócio. Quero agradecer a equipe maravilhosa que tenho na fazenda. E a todos vocês que estiveram envolvidos com este prêmio. Estou muito feliz e orgulhosa", disse Mariana, gestora da fazenda. 

A Fazenda Três Meninas, de Monte Carmelo (MG), pertencente aos produtores Marcelo Cocco Urtado e Ana Paula Curiacos Urtado, também se destacou, alcançando a posição de finalista na categoria de Pequena Propriedade. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho como finalistas desse Prêmio. Isso mostra uma consistência no nosso trabalho e reconhecimento por tudo que nós temos feito que beneficia não só a fazenda com as boas práticas ambientais de carbono, sociais e de governança, mas também impacta a sociedade. Então ficar entre as fazendas mais sustentáveis do Brasil nos enche de orgulho e ficamos muito contentes de saber que essa melhoria  impacta também a comunidade. A gente leva o nome da Região do Cerrado Mineiro, que estava em peso na cerimônia de premiação”, avalia Ana Paula.

“Do número de colocados nesta premiação, quatro entre 15 propriedades foram finalistas em nível nacional. Isso demonstra que o Cerrado Mineiro, por meio de suas propriedades lideradas por seus produtores, é hoje uma referência nacional nas práticas ESG e de agricultura regenerativa”, conclui o diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal.

As inscrições para o 7º Prêmio Fazenda Sustentável tiveram início em agosto do ano passado. Mais de 50 propriedades foram inscritas e 44 delas foram consideradas aptas ao concurso.

O processo de avaliação do Prêmio Fazenda Sustentável ocorreu em três etapas. Na primeira fase, foram coletadas informações essenciais sobre sustentabilidade, como o registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural), a situação trabalhista dos funcionários e o uso de técnicas de manejo de baixo impacto ambiental. 

Na segunda etapa, os classificados passaram por uma seleção mais detalhada, abordando aspectos como a quantidade exata de insumos utilizados em cada cultivo e o volume de ração oferecido aos animais. Além disso, foram consideradas questões sociais, como o perfil dos colaboradores e a inclusão. Posteriormente, as fazendas selecionadas foram submetidas a visitas técnicas para verificar a veracidade das informações fornecidas. Por fim, uma comissão julgadora composta por especialistas em agronegócio sustentável e que não tem qualquer ligação com os organizadores, analisou os relatórios das visitas técnicas para indicar os grandes vencedores.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures