ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café previne alguns tumores de pele

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/03/2009

1 MIN DE LEITURA

1
0
De acordo com estudo recente de Paul Nghiem, professor da University of Washington Dermatology e pesquisador do Fred Hutchinson Cancer Research Center, cada xícara diária de café reduz em 5% o risco de desenvolvimento do câncer de pele não-melanoma. A pesquisa foi desenvolvida com base no acompanhamento de 93.676 mulheres, 83,6% da cor branca.

A doença atinge cerca de 55.890 homens e 59.120 mulheres a cada ano. "A cafeína pode induzir as células danificadas pelos raios ultravioleta ao suicídio, apagando-as da pele", explicou o autor da pesquisa publicada na revista Journal of Investigative Dermatology. A investigação constatou que o consumo de seis ou mais copos por dia estava associada a uma diminuição de 31% na incidência desse tipo de câncer. No entanto, o consumo em excesso da bebida pode causar insônia, irritabilidade, gastrite e úlcera.

De acordo com Nghiem, as células pré-cancerosas ou as que começaram a se dividir de modo incontrolável sob a ação dos raios ultravioleta dependem da função ATR - proteína-quinase envolvida na ativação do controle de danos ao DNA. "Se a ATR é suprimida, inclusive pela cafeína, um número maior de células danificadas é apagada da pele, por meio do suicídio celular", explicou.

Estudos em camundongos mostraram que a cafeína tornou os casos de câncer de pele mais raros. "Nos seres humanos, esse pode ser um mecanismo relevante para explicar os efeitos de bebidas cafeinadas", admitiu. Nghiem defende pesquisas para determinar se a aplicação de cafeína na pele - em forma de pomada - poderia reverter o dano causado pela exposição aos raios.

A interrupção do ciclo celular ATR-Chk1 foi vista apenas em células já danificadas pela exposição excessiva ao sol e passíveis de se tornarem cancerosas. Os cientistas não sabem a razão pela qual a cafeína não consegue prevenir o melanoma, tipo mais letal de tumores de pele. As informações foram publicadas no Correio Braziliense.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO BENEDITO DA COSTA BARBOSA

BELÉM - PARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 10/03/2009

Prezados Srs.

Trata-se de uma boa informação científica para o bebedor de café, hábito comum entre os pesquisadores, como também para a economia cafeiera, na qual o Brasil se insere.

Sds.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures