ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café pode reduzir riscos de cirrose

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/06/2006

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um estudo que acaba de ser publicado pela revista científica americana Archives of Internal Medicine reforça a teoria de que o café faz bem para a saúde. Segundo o trabalho, a bebida protege o fígado contra a cirrose alcoólica, doença que provoca a degeneração das células hepáticas e pode levar ao câncer e à falência do órgão.

O estudo foi coordenado por pesquisadores do Kaiser Permanente, de Oakland, Califórnia, maior organização dos Estados Unidos para serviços de saúde abrangentes. Foram analisadas informações acerca dos hábitos de vida, do consumo de café e de manifestação de doenças hepáticas de cerca de 125.000 pessoas, ao longo de sete anos.

A conclusão é que o efeito protetor varia de acordo com a dose - quanto maior o consumo de café, maior é também a proteção oferecida por ele. Beber entre um e três cafezinhos por dia reduz em 40% os riscos de cirrose, enquanto a ingestão de quatro xícaras diárias diminui em até 80% a possibilidade de aparecimento da doença.

"Os indícios de que o café protege o fígado, no entanto, não autorizam o consumo exagerado de bebidas alcoólicas", disse, em reportagem da revista VEJA, o cardiologista Arthur Klatsky, principal autor do estudo.

Os pesquisadores acreditam que os benefícios do café para o fígado não se relacionam à cafeína, já que os riscos de cirrose entre os consumidores de chá, que também contém a substância, não caíram.

Os resultados da nova pesquisa estão de acordo com as conclusões de outros estudos sobre o tema realizados por diferentes universidades nos Estados Unidos e na Itália - nenhum deles, porém, com uma população tão expressiva.

Além da ação contra a cirrose, há evidências de que o café protege o fígado de tumores, como mostrou um trabalho divulgado no ano passado pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos. Segundo ele, cinco ou mais xícaras ao dia são suficientes para cortar pela metade os riscos de câncer hepático.

Também existem indícios fortes de que o consumo de café ajuda a memória e diminui os riscos de diabetes tipo 2. Alguns trabalhos, no entanto, associaram o consumo da bebida ao aumento da pressão arterial e à maior incidência de câncer de bexiga.

Embora os efeitos do café sobre o organismo sejam objeto de estudo há décadas, existem muitos pontos obscuros a respeito da relação entre seu consumo e a saúde. Por este motivo, recomenda-se, como dose máxima, duas xícaras por dia.

Efeitos benéficos do consumo moderado de café:

  • Melhora da memória, concentração e atenção

  • Proteção contra diabetes tipo 2, doença de Parkinson e depressão

  • Diminuição nos riscos de inflamação pancreática

  • Redução do risco de suicídio
Fontes: Universidade Harvard e Arthur Klatsky, cardiologista, citados em Veja.

"Ainda não se identificou com precisão o papel de cada uma das substâncias presentes no café", declarou em reportagem da revista Veja desta semana, o cardiologista Luiz Antonio Machado César, coordenador do grupo de estudos sobre o café e o coração, do Instituto do Coração de São Paulo. "Há dúvidas também a respeito dos processos químicos responsáveis pelos benefícios já comprovados da bebida."

No relatório do estudo é ressaltado que "O café é uma substância complexa, com muitos ingredientes potencialmente biologicamente ativos". Além disso, o fato do café ser também, freqüentemente, consumido com cremes, leite, açúcar ou outras substâncias, também traria mais possibilidades para os efeitos na saúde".

Fonte: Reuters e Revista Veja, adaptado por Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures