A bebida Georgia Emerald Mountain, à base de café colombiano, vende 650 milhões de latas por ano, "um valor superior às vendas da mesma Coca-Cola no Japão". Santiago Pardo, diretor da Federação Nacional de Cafeicultores na Ásia, afirma que esta marca é a mesma com a qual se exporta o café da Colômbia à Ásia desde 1970. "Esse produto, o mais famoso do Japão, usa café e o nome do Emerald Mountain da FNC como ingrediente chave. Permitimos o uso de sua marca registrada graças a um acordo de licenciamento".
O negócio
A Coca-Cola compra o café da Federação e insere as siglas da Federação (FNC) em todas as latas vendidas na Ásia. Assim, há 18 anos, a bebida com o selo colombiano está em um milhão de máquinas de vendas de latas no Japão, as quais são propriedade da Coca-Cola. A bebida, que se vende fria ou quente ou até com leite, foi criada em 1995 pela Coca-Cola, usando exclusivamente café colombiano, que tem muito prestígio em termos de qualidade na Ásia. Durante os últimos dez anos, Georgia tem sido a bebida número um.
A Colômbia exporta café ao Japão desde os anos 50 e a Federação Nacional de Cafeicultores - FNC tem escritório nesse país desde 1962. Começou exportando 41.000 sacas para chegar hoje a 1,3 milhão de sacas. Na década de noventa, disparou o consumo e, por isso, as importações também dispararam, acompanhando o aparecimento de centenas de bebidas de café em lata no Japão. Isso contribuiu para o posicionamento do café colombiano como um café especial. Entre eles, estão as variedades da Coca-Cola, que, como o Georgia Emerald, só usam café colombiano.
A reportagem é de Eltiempo.com , traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.