ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BA: estiagem causa atraso na colheita da safra 2010

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
A evolução da safra de café 2010 da Bahia registra atraso considerável, após um longo período sem chuvas nas regiões produtoras do Estado. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes de Araújo, a situação é preocupante. "Se algumas regiões do país sofreram com o excesso de chuva no início da florada, na Bahia as lavouras sofreram com a estiagem", disse.

As regiões do Estado que não tem lavouras irrigadas apresentaram um atraso bastante grande no período de floradas, enquanto outras tiveram floradas com perdas, quando os chumbinhos ficaram esperando a chuva cair e ela não veio. "Esperamos agora a chuva prevista para essa semana seja suficiente para recuperar os grãos", afirmou Araújo.

Com isso, a expectativa é de que os trabalhos de colheita nas regiões produtoras de café baianas iniciem tardiamente este ano, entre os meses de julho e agosto. Porém, não são esperadas perdas muito significativas no que diz respeito a qualidade. De acordo com o presidente da Assocafé, o que por ventura pode acontecer é o tamanho do grão ficar um pouco prejudicado, como aconteceu no ano passado, mas isso ainda depende do clima nas próximas semanas.

A expectativa agora é de que a safra atinja em torno de 2 milhões de sacas, frente as estimativas anteriores de 2,5 milhões de sacas de 60 quilos. Entretanto, o volume ainda será levemente superior quando comparado ao total colhido na safra 2009, de aproximadamente 1,9 milhões de sacas, devido ao ciclo de bienalidade da cultura.

A comercialização de café na Bahia, por sua vez, continua andando a passos lentos. Segundo o presidente da Assocafé, os preços ainda não são convidativos e aqueles produtores que estão mais capitalizados, seguram o produto afim de encontrar preços melhores mais a frente. "Tem produtor conseguindo fazer negócio futuro, mas ainda é muito pouco e só para garantir preços, porque as empresas exportadoras estão muito reticentes", afirmou.

Estima-se que, até o momento 50 mil sacas da safra 2010 na Bahia já foram negociadas por meio de CPRs ou negócios futuros. Da safra 2009, por outro lado, estima-se que cerca de 30 a 40 mil sacas ainda não tenham sido comercializadas no Estado.

As informações são da Agência Safras, resumidas e adaptadas pela equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures