ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BA: cafeicultores pedem melhoria na infraestrutura

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/02/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
Estradas vicinais em péssimas condições e os velhos conhecidos problemas associados à logística como a deficitária infraestrutura dos portos baianos têm gerado perdas milionárias para a Bahia. O cálculo é do presidente do Centro de Comércio de Café, Sílvio Leite, que chama atenção para o problema enfrentado pelo setor produtivo do Oeste.

Para se ter uma idéia, segundo Leite, 1,2 milhão de sacas anuais de café de qualidade, o conilon, plantado no Sul da Bahia, tem como destino o porto de Vitória, no Espírito Santo. Salvador apenas exporta 300 mil sacas por ano da produção de café da Bahia, enquanto os outros 2 milhões de sacas seguem parte para consumo baiano e parte para ser escoada em outros estados.

"Calculamos cifras milionárias com os prejuízos que temos nas estradas e com os portos baianos. O café produzido na Bahia nesta região não é exportado pela Bahia e sim pelo Espírito Santo e por São Paulo. As dificuldades relacionadas ao escoamento da produção são nosso maior pesadelo e isso representa perda de divisas para a Bahia uma vez que optando por exportar em outro Estado isso também significa deixar de gerar empregos aqui. Os prejuízos financeiros são incalculáveis e é também sinônimo de perda para a Bahia no final das contas. As péssimas condições nas estradas vicinais representam frete mais caro. Enfim todos saem perdendo", critica.

Os grandes concorrentes para o escoamento do agronegócio baiano são os portos de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e até de Paranaguá (PR). Segundo o presidente da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Morais de Castro, quem produz café e algodão tem sentido na pele o problema da logística deficiente do Estado.

"Tenho ouvido reclamações de empresários quanto ao estado das estradas vicinais que estão desassistidas. A situação é caótica tanto com estradas estaduais quanto com as federais. A BR-242, que liga Salvador a Brasília está cheia de problemas, sem esquecer da parte portuária. Há muita expectativa em cima do Porto Sul e da Ferrovia Oeste/Leste, que até agora não saíram do projeto.

As instalações portuárias de Salvador são deficitárias. A profundidade e o tamanho do cais são empecilhos a navios novos aportarem em Salvador", reclama. Ele acrescenta à lista a necessidade da ampliação do terminal de contêineres de Salvador.

A matéria é de Alessandra Nascimento, publicada na Tribuna da Bahia, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures