ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Angola deverá produzir café gourmet

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/01/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
A secretária da Organização Inter-Africana do Café, OIAC, Josefa Correia Sacko, anunciou na quinta-feira (31), em Luanda, que em 2010 Angola vai participar de um projeto sobre Produção de Café "Gourmet" ao lado de países como a Tanzânia e o Uganda.

A ideia de produção deste tipo de café surgiu da Tanzânia e foi aprovada pelo Conselho da Organização Internacional do Café, OIC, em setembro último, cujo objetivo é produzir um café especial, disse Josefa Sacko em entrevista à Angop.

"Devemos encorajar o país continuar a produzir devido a experiência adquirida e da boa qualidade de café que Angola possui, pois, assim iremos contribuir para a diversificação da economia e a redução da pobreza no meio rural" frisou Josefa.

Em relação à OIAC, a diplomata angolana referiu que uma das prioridades será a revitalização da cafeicultura africana começando por negociar o financiamento com os Bancos Africano de Desenvolvimento, BAD, Mundial, BM, e a União Europeia.

De acordo com a fonte, constam também das prioridades, a dinamização do consumo doméstico do café que será implementada com a realização de palestras sobre as virtudes do grão e o reforço da cooperação sul-sul incentivando o melhor funcionamento dos mercados regionais.

O grupo africano está a preparar para participar, de forma ativa, na 3ª Conferência Mundial do Café que se realiza em março na Guatemala, para traçar estratégias de desenvolvimento cafeicultura mundial e preparar os 50 anos da organização que se comemora a sete de dezembro.

Em relação a 2009, Josefa Sacko considerou um ano positivo, pois, os objetivos traçados foram atingidos apesar da produção africana ter baixado consideravelmente. "Apenas o Uganda e a Etiópia aumentaram as suas produções", referiu.

"Um fato positivo foi o estudo da revitalização da cafeicultura africana, já podemos colocar os países por categoria de acordo com os problema específico que cada um apresenta" disse.

A OIAC participou da discussão sobre o impacto do aquecimento global na cafeicultura africana e concluiu que, caso se registre um aumento de temperatura de dois graus centigrados na atmosfera, a produção de café poderá ser afetada. O deserto de Sahara vai aumentar e países como o Uganda, Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacry serão afetados, seriamente. O Uganda poderá perder 45% a 50% da sua produção.

As informações são da Angola Press, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures