ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Analistas de grandes bancos acreditam que preços do café arábica irão aumentar em 2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/01/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
O café arábica teve um 2012 sombrio para os preços, perdendo mais de um terço de seu valor, tornando-a particularmente na pior commodities de Nova York.

Os preços do café têm sido minados por uma forte safra no Brasil, com um recorde de 50,8 milhões sacas incluindo café robusta, e as idéias de um retorno a um excedente de mercado em 2012-13.

Segundo o banco Barclays, “esperamos para 2013-14 uma queda de apenas 5,9% na safra de café do Brasil. Um maior investimento em novas mudas, uso de fertilizantes e expansão da área também vai ajudar a safra brasileira. Além de uma grande safra no Brasil, há oferta confortável em outros lugares também. Já na Colômbia, safra 2012-13, uma modesta recuperação para 8,8 milhões de sacas ante a 7,7 milhões em 2011-12, enquanto a produção do México e América Central deverá manter-se elevado. Esperamos que os preços do café devam ter suporte por ser um ano ‘off'  na safra do Brasil. Além disso, os dados da US Commodity Futures Trading Commission mostram que uma grande posição especulativa de vendas dos Fundos deixaram o mercado vulnerável a um rali de cobertura de compras .”

Para o banco Commerzbank,  "a difícil conjuntura econômica global e as exportações mais altas da América Central e uma colheita recorde no Brasil são fatores que contribuem para o nível de preços deprimidos para o café arábica. As perspectivas para a próxima safra brasileira são boas no presente, mesmo que deva ser menor em termos absolutos devido a um ano de baixo rendimento novo e as cooperativas esperam que a produção diminuirá em sua área em 25%. ”

"Os sentimentos ruins no mercado de café se reflete também no posicionamento de investidores especulativos financeiros, onde as posições vendidas líquidas atingiram o seu nível mais alto desde maio de 2007. Embora não haja escassez de café arábica no momento, os preços para este tipo de café deve pegar nos próximos meses, em nossa opinião, como a expectativa de uma safra menor seguinte devido à vinda de baixo rendimento no Brasil, de longe o maior produtor. Isto deverá em breve ter mais impacto sobre os preços."

Para o Rabobank, “Os preços do café devem aumentar em 2013, encontrando apoio de aumento da demanda global e apertar os níveis de estoques. Os preços do arábica caíram mais de 52% da alta de 2011. No entanto, a nosso ver, uma temporada de déficit potencial em 2013-14 e uma posição especulador já grande desvantagem vai temperar ainda mais. Os fundamentos de café Arábica estão previstas para ser excedentária para 2012-13, que será um aspecto de baixa pesando sobre os preços no início de 2013. Nossa previsão para 2012-13 para o arábica é de 4,1 milhões de sacas excedente. As projeções iniciais para 2013-14 sugerem um déficit provável. A perspectiva em 2013 é positivo devido a esse déficit potencial, compra torrefadora antecipada e agricultores brasileiros detentores de abastecimento do mercado.”

Para o Societé Genérale, “Os preços do café parecem ser extremamente desvalorizado do ponto de vista fundamental, mas as preocupações macro continuam a empurrar os preços para baixo, para novas mínimas. “Como os agricultores brasileiros acumulam perda nos preços, este grande inventário está agora pesando sobre o mercado na expectativa de uma venda forçada à frente da próxima safra.” Enquanto os estoques na ICE têm vindo a aumentar ao longo dos últimos 12 meses, em especialmente desde junho, eles ainda são historicamente muito baixo. “Para ter certeza, os preços reagiram rapidamente para inventários de queda sobre os últimos anos. No entanto, eles dissociaram em maio de 2011. Os estoques ICE atingiu uma alta de cinco anos em 24 de outubro de 2008 em 4,6 milhões de sacas. O preço de fechamento do café arábica no dia era 108,65 centavos de dólar por libra-peso. A partir de 14 de novembro de 2012, os estoques do ICE foi de 2,5 milhões de sacas, enquanto os preços fecharam em 147,70 centavos de dólar uma libra. Em conjunto, defendemos que o 'sell-off' no café (vendas intensificadas em um mercado em declínio, impulsionado pelo temor de que os preços vão cair ainda mais) é exagerado.

Em relatório, o Citibank reiterou que “os fundamentos do café são baixistas e não indicam que o preço possa passar de US$ 1,55 por libra-peso”. Segundo analistas do banco, historicamente, os preços do café sobem de janeiro a março ,depois vem uma correção e retorna de nova alta em maio. “Os preços do café ainda estão com uma tendência de baixa, mas parece que o fim está próximo. Se você investir, você poderia ter um retorno de 100% sobre o seu capital em 2013”, acrecentou um dos analistas.

As informações são da Agnocafé, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures